segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Luís Magalhães apoia José Costa e constata o estado da política desportiva em Aveiro


Estou em Aveiro desde 1983, altura em que iniciei a profissionalização em exercício na Escola João Afonso de Aveiro, desde esse ano que me radiquei neste Concelho.

Sou professor de Educação Física e Treinador Profissional de Basquetebol

Desde cedo convivi com o José Costa que desde logo respeitei pela sua competência, espírito solidário e disponibilidade.

Logo quando regressei de Angola onde fomos levar a Taça dos Clubes Campeões Africanos de Nações que como treinador principal da Selecção Nacional de Angola ajudei a conquistar, constatei que o José Costa se disponibilizou para servir Aveiro chefiando uma vasta equipa.

Fiquei de imediato com vontade de dar o meu pequeno contributo/apoio a esta nobre candidatura. Penso que Aveiro em termos desportivos bateu no fundo. Em pior situação/estado não podia estar. Assim, acredito que o José Costa e a sua equipa são a melhor solução para elevar bem alto, com dignidade, solidariedade e sustentabilidade as várias modalidades que se praticam em vários clubes de Aveiro.

É portanto com muito orgulho e com sentido de responsabilidade que pela primeira vez na minha vida, apoio um candidato, neste caso, o futuro Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Obrigado José Costa por se disponibilizar pela causa pública, Bem-haja.

Aveiro, 28 de Agosto de 2009

Luís Magalhães

Treinador da Selecção Angolana de Basquetebol

Saber ouvir: incluir os cidadãos nos processos de decisão

"Proposta para São Bernardo (freguesia de Aveiro) - Colocação de um sentido em parte da rua da Cabreira e na rua dos Barreiros e construir passeios em ambos os lados das ruas. A rua da Cabreira tem uma escola de 1º Ciclo, os alunos circulam com grandefrequência nesta rua. A rua tem partes demasiado estreitas para dois sentidos e na grande maioria sem passeios."

Proposta gentilmente enviada por Tiago Carvalho.

domingo, 30 de agosto de 2009

José Costa constata insatisfação em Eixo

Insatisfação quanto ao trabalho de quem está no poder (Câmara e Junta PSD/CDS-PP), insatisfação pelo mau estado em que se encontram os tanques e fontes da freguesia, insatisfação, ainda, por causa da degradação que atinge casas, espaços exteriores e arruamentos do Bairro Social de Vila Verde.
Este domingo, as candidaturas socialistas de José Costa à câmara Municipal de Aveiro e de à Assembleia de Freguesia, José Moreira, foram confrontadas, este domingo, com um role de queixas dos moradores de Eixo, que acusam o actual executivo camarário, presidido por Élio Maia (Coligação Juntos por Aveiro), de se ter esquecido deles, durante estes quatro anos, e com a denuncia de obras feitas à pressa, nos últimos dias, “para tapar buracos” nos acessos a algumas casas daquele bairro.
O candidato socialista à Câmara de Aveiro dedicou a manhã de domingo a contactos com a população de Eixo. Acompanhado por outros candidatos socialistas à Câmara, à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia de Eixo, José Costa esteve na Feira de Eixo, tomou contacto com a degradação e abandono dos tanques, chafarizes e fontes e visitou o Bairro Social de Vila Verde, propriedade da Câmara, onde os moradores se queixam do mau estado tanto das casas como dos espaços exteriores, acessos incluídos, e pedem um parque infantil.
“Na semana passada andaram para aí a tapar uns buracos à pressa, mas, mal chova, vai voltar tudo ao mesmo”, diz, sem papas na língua, uma moradora no bairro, obrigada a deslocar-se de cadeira de rodas.
Das oito fontes que existem na freguesia – ficou a saber-se - que a maior parte não tem qualquer utilidade. Além de apresentarem caudais fracos, por manifesta falta de manutenção, seis exibem a indicação “água não controlada” e, em duas, não existe qualquer indicação quanto à qualidade da água, que facilmente se deduz estar imprópria para consumo humano“Colocam-se placas “água não controlada”e pronto. Está resolvido o problema…”, ironiza José Moreira, o independente que encabeça a lista do PS para a Assembleia de Freguesia, acrescentando que esta solução, encontrada pela Junta de Freguesia, não obriga a realizar análises à água, e não dá tanto trabalho pois “é mais fácil colocar uma placa do que limpar as tubagens”.

Romana Fragateiro candidata-se consciente das dificuldades


“Não é fácil o percurso dos próximos quatro anos, se formos eleitos, mas temos vontade de o percorrer e sabemos que o podemos fazer, por isso aqui estamos hoje”.

Foi assim, apreensiva mas determinada e confiante, que a presidente da Junta de Freguesia de Esgueira, Romana Fragateiro (PS), apresentou, ontem à noite (6ªfeira), a sua equipa e as linhas mestras da candidatura a mais um mandato de quatro anos à frente dos destinos da freguesia.

“Sabemos que o podemos fazer“, afirmou Romana Fragateiro. “E sabemos, também, que poderemos contar com a ajuda do Dr. José Costa.”

“Ele é o nosso candidato à Câmara Municipal e estamos certos, pela excelência das suas qualidades pessoais e profissionais e, também, pelas pessoas de que se rodeou para a candidatura ao executivo municipal, que saberá tirar a cidade do marasmo em que caiu nos últimos quatro anos”, afirmou a candidata.

Na hora da apresentação da candidatura, com a sede de campanha, na Rua Bento de Moura, nº 21 (junto à Santa Casa da Misericórdia) completamente cheia, Romana Fragateiro fez um balanço ainda assim positivo do mandato que agora se esgota. Mas não esqueceu de realçar as imensas dificuldades e as contrariedades que a Junta teve de enfrentar, nestes quatro anos, devido à falta de colaboração e até hostilidade da Câmara de maioria PSD/CDS.

“Comprometemo-nos, há 4 anos, a efectuar o nosso trabalho com garra, empenho e dedicação. Foi um ciclo muito difícil. Precisámos de muito empenho para fazer valer as nossas propostas perante um executivo camarário pouco receptivo e pouco empenhado na resolução dos problemas”, lembrou Romana Fragateiro, sublinhando que “foi preciso muita garra para denunciar realidades preocupantes, utilizando os meios possíveis - comunicação social e Assembleia Municipal - e procurando dar voz a uma freguesia que – sublinhou - não fez parte das prioridades da actual gestão camarária”.

“Aquilo que conseguimos foi à custa de muito insistir”, afirmou, perante uma plateia, onde pontuavam o candidato socialista à Câmara de Aveiro, José Costa, entre outros, o mandatário da candidatura, professor Júlio Pedrosa, e Raul martins, presidente da “concelhia” do PS/Aveiro e cabeça de lista à Assembleia Municipal (os candidatos PS dedicaram a sexta-feira a contactos de rua em Esgueira). “E ficou a dever-se a um imenso trabalho em equipa”, constatou.

A equipa que agora a acompanha, na candidatura a novo mandato, “mantém muitas das pessoas de há quatro anos, mas aparece reforçada com pessoas de outros saberes e experiências que muito a enriquecem”, sublinhou.

E, para o futuro (“um futuro que queremos melhor para Esgueira”), elencou uma série de anseios, de preocupações e de projectos, que vão desde a habitação social a um Centro de Dia em Esgueira.

A criação de espaços verdes e de condições de fruição da Natureza (caso da requalificação da Pateira de Taboeira) é outra preocupação da candidata que se propõe, também, estimular a formação de uma rede de complementaridade entre as associações que existem na freguesia e que constituem uma mais-valia potencial em termos de melhoria da qualidade de vida da população .

No capitulo das instalações, o Taboeira poderá contar com todo apoio da Junta para que os seus campos sejam, finalmente, uma realidade.

Já quanto ao pavilhão do Esgueira… Romana Fragateiro pensa que “o clube, pelo historial que tem e pela sua acção quotidiana na formação, merece um pavilhão condigno, com fácil acessibilidade e não um emparedado entre as casas e a auto-estrada. Uma decisão de quem tem do horizonte uma visão muito curta”, disse, em tom crítico.

Na área social, destaca-se a necessidade de e uma técnica de Serviço Social na Junta de Freguesia “para nos auxiliar na identificação de situações e no estudo das soluções ou do seu encaminhamento”.

E, quanto a obras, é apontada a conclusão da capela mortuária de Taboeira, a pavimentação das ruas que têm pavimento degradado e a construção da rede de saneamento nas Agras.


FRASES SOLTAS

“Esta freguesia (Esgueira) teve um tratamento desigual, por parte do actual executivo camarário. Alías, os avenrenses não são tratados todos de forma igual por esta Câmara”. (José Costa, candidato à Câmara Municipal.

“As juntas de freguesia têm um papel muito importante pois estão mais próximas das pessoas e das suas necessidades” (José Costa)

“Romana Fragateiro, pela sua formação, é garantia de que a Educação estará na agenda de Esgueira” ( Júlio Pedrosa, mandatário da candidatura socialista).

“José Costa é a minha esperança para esta a cidade” (comerciante local)

sábado, 29 de agosto de 2009

Adoro Aveiro em Acção junto das Pessoas


Amanhã, Domingo, dia 30 de Agosto às 9h00 José Costa e o Movimento Adoro Aveiro visitarão a Feira de Eixo e o Bairro da Vila Verde



A concentração é junto aos CTT de Eixo.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aveiro - Terra de Oportunidades Apoio de Carlos Zorrinho à candidatura de José Costa


Aveiro – Terra de Oportunidades

Carlos Zorrinho

Natural de Óbidos e de há muito adoptado pelo Alentejo e por Évora, tenho laços profundos de proximidade com Aveiro, cidade que por identidade, dimensão, dinâmica e potencial económico sempre me fascinou.

Aveiro é para mim e por razões familiares uma cidade de referência, onde não poucas vezes me desloco para tomar um café, comprar um livro, ver um filme ou assistir a um bom espectáculo desportivo. É também uma referência profissional e académica pela excelência do seu tecido empresarial e da sua Universidade. 

Aveiro é um Concelho altamente qualificado e uma das cidades portuguesas que melhor se pode afirmar internacionalmente como pólo da rede de cidades criativas que liderarão as dinâmicas territoriais no século XXI.

Para isso é necessária uma gestão autárquica com ambição, visão e capacidade mobilizadora, capaz de cruzar a gestão de proximidade e de satisfação das necessidades dos Munícipes, com o posicionamento global e a internacionalização.

Portugal precisa de um Concelho de Aveiro forte, reconhecido, afirmativo, ancorado em parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais.

Aveiro precisa do impulso de uma gestão PS e da liderança de José Costa para estar á altura do desafio e da oportunidade. Porque também “adoro Aveiro” estou convosco neste combate pela modernidade. Força! 

Amanhã, dia 28 de Agosto, acção de rua e inauguração da sede de campanha de Romana Fragateiro em Esgueira

Amanhã, dia 28 de Agosto, pelas 17h, o candidato à Câmara Municipal de Aveiro, José Costa irá estar na Freguesia de Esgueira ao lado da candidata do Partido Socialista à Junta de Freguesia desta freguesia, Romana Fragateiro.

A acção de rua irá iniciar-se no Centro Comercial de Esgueira na Quinta da Carramona e terminará com a inauguração da sede da candidatura de Romana Fragateiro.

São Bernardo: Moradores descontentes com mau estado dos arruamentos

As candidaturas socialistas à Câmara Municipal de Aveiro e à Assembleia de Freguesia de S. Bernardo estiveram, ontem (25-08-2009), numa acção de rua, em S. Bernardo. Apresentações, visitas porta-a-porta, diálogo com os transeuntes, distribuição de informação, auscultação de queixas e recolha de sugestões.José Costa, candidato à Câmara, e Lopes Figueiredo, candidato à Assembleia de Freguesia ouviram, sobretudo, queixas quanto ao mau estado das estradas, das ruas e dos passeios (onde existem). E críticas às obras de ultima hora.

À noite, durante um jantar que reuniu candidatos e algumas dezenas de apoiantes, Lopes Figueiredo apelou à participação de todos e ao empenho de quem vive em S. Bernardo na vida da Freguesia.

Por sua vez, José Costa reafirmou a atenção que prometera, durante a acção de rua, dar ao estado dos arruamentos, quando for presidente da Câmara, e, sobre o negócio das piscinas ao Beira–Mar (assunto de todas as conversas durante o dia de ontem), o candidato socialista constatou que grande parte das decisões desta câmara (PSD-CDS-PP) têm como principal característica a falta de rigor e de transparência.

O pior - sublinhou – é que isto não  aconteceu só com a venda das piscinas . Aconteceu, também, com a entrega da quota maioritária da empresa Parque Desportivo de Aveiro (PDA) à Visabeira e com a insistência numa parceria público-privada para as escolas.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Negócio das piscinas exige explicações e Programa/Apelo à participação dos aveirenses

O Partido Socialista/Aveiro reuniu, esta sexta-feira, os cabeças-de-lista à Câmara, Assembleia Municipal e assembleias de Freguesia. Tratou-se da primeira reunião dos candidatos socialistas aos diversos órgãos autárquicos do concelho, depois da entrega das listas no Tribunal. 

A reunião plenária realizou-se no Espaço AdoroAveiro, num ambiente marcado pelo entusiasmo, pela participação e por um grande optimismo, decorrentes da excelência manifesta dos candidatos socialistas e dos valores que dão forma – e conteúdo -  a cada uma das candidaturas. 

A evolução da situação política no concelho foi um dos temas em análise, com destaque para os desenvolvimentos mais recentes que o contencioso Câmara Municipal de Aveiro / Sport Clube Beira-Mar teve nas últimas semanas e para as notícias preocupantes que têm vindo a público a propósito das peripécias do negócio das piscinas municipais.

Negócio das piscinas exige explicações

A assembleia não pôde deixar de lamentar, em primeiro lugar, a alienação deste importante - e único - complexo desportivo pago pelo Município, tida como lesiva de direitos elementares e de interesses básicos dos cidadãos de Aveiro.

Tal como também não pode deixar de manifestar preocupação e estranheza pela forma desastrada, inquietante e nebulosa como o executivo municipal, de maioria PSD/CDS-PP, e em particular o presidente da Câmara, Élio Maia, têm vindo a conduzir todo o processo de regularização das dívidas ao Beira-Mar – e, em especial, o caso da venda/revenda das piscinas.

Para os candidatos do PS, este é um processo cuja resolução tarda e se agrava, ameaçando eternizar-se, lamentavelmente, em prejuízo de todos (clube, autarquia e munícipes), dada a reiterada incompetência, a ausência de rigor e a falta de transparência, a que o executivo da coligação PSD/CDS-PP habituou os aveirenses na gestão dos negócios públicos. E que vem confirmar em toda a linha, reiterando o acerto de anteriores posições do PS/Aveiro, relativamente a este e outros negócios (como a alienação da posição maioritária no capital da PDA, a adesão à Águas da Região de Aveiro, a parceria público-privada para as escolas e parques de estacionamento e empréstimo de 58 milhões de euros, para referirmos apenas os casos mais gritantes), a extrema justeza da repetida reivindicação, por parte dos socialistas de mais clareza, transparência e rigor na administração dos bens públicos.

Programa/Apelo à participação

O plenário serviu, também, para consolidar o calendário de acções de campanha das diversas candidaturas e reafirmar o propósito estimular a participação e envolver, o mais possível, os cidadãos no processo de elaboração do manifesto eleitoral.

A par dos debates temáticos – ou de índole mais geral – que vão continuar a realizar-se, no Espaço AdoroAveiro, os candidatos aos vários órgãos autárquicos ( Câmara, Assembleia Municipal e assembleias de Freguesia) propõem-se privilegiar o contacto directo com os cidadãos, porta-a-porta, na cidade como nas freguesias, e multiplicar-se em visitas ao maior número de empresas, instituições, clubes e colectividades locais.  

“Uma ideia para a minha freguesia…”

Em curso está, também, uma outra iniciativa, destinada a estimular a participação dos munícipes na vida e na resolução dos problemas das comunidades onde vivem.

Intitulada “Uma ideia para a minha freguesia”, a iniciativa está a ser promovida pelos candidatos às assembleias de freguesia e o que pretende é que cada um pense e proponha uma ideia, um projecto, a forma de resolver um problema ou de ultrapassar um ou outro aspecto daquilo que, em seu entender, está mal no local onde reside.

Para participar, basta preencher um postal sem franquia (não requer selo), que vai ser profusamente distribuído, e devolvê-lo (pelo Correio) ou entregá-lo, pessoalmente, a um dos elementos da candidatos do PS, na freguesia onde vive.   

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Amanhã, dia 25 de Agosto, acção de rua

Amanhã, terça-feira dia 25 de Agosto em São Bernardo, José Costa e alguns elementos da sua equipa para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal juntam-se a Lopes Figueiredo, candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia de São Bernardo, e estarão com os munícipes pelas ruas desta freguesia.

A concentração é às 18h na Farmácia Peixinho.

Uma nova agenda para governar a cidade (3): viver uma cidadania plena

Viver uma cidadania plena. A visão de governo da nossa candidatura proporciona uma centralidade à participação dos cidadãos nas decisões que os afectam localmente, orientando assim os esforços de quem governa a proporcionar melhores serviços, adequados ao cidadão.
Em várias escalas poderá ser assumido este desígnio. Através de maior participação dos cidadãos no orçamento do Concelho, ora através de fóruns de vizinhança, como através de referendos sobre questões sensíveis e decisivas do Concelho, ora inovando nos formatos da Assembleia Municipal. Para nós, participar não se estanca no voto.
Uma maior influência pública dos cidadãos permite um melhor reflexo das necessidades e preferências da comunidade e aumenta a satisfação dos serviços públicos, bem como a o sentido de pertença e orgulho dos cidadãos no Município onde residem. Vamos ter orgulho do Concelho onde vivemos, vamos sentir que o que pensamos conta!

Um município-educador. Um munícipio que sabe usar as suas valências de educador para a criatividade, para a cultura cívica e para o enraizar de uma comunidade sustentável. Plantar hoje, pequenos cidadãos atentos e criativos, tolerantes e cosmopolitas.

Um nível elevado de participação dos cidadãos na comunidade é fundamental para a saúde do governo da cidade dado que ajuda a construir comunidades mais sustentáveis e coesas tornando os cidadãos mais atentos, mais responsáveis e mais conscientes da vida cívica. Permite uma maior eficácia e qualidade na oferta de serviços dado que a influência dos cidadãos nas decisões públicas é um elemento decisivo. Gerar consensos, com acção pragmática e útil para as pessoas.

Para isso, estabelecer mais oportunidades para a a participação efectiva dos cidadãos na vida cívica e política local é um desígnio visceral da candidatura de José Costa à Câmara Municipal de Aveiro. Envolver os cidadãos em processos de decisão é uma medida eficaz por um governo local transparente, mas também a garantia de que cada um com o seu contributo pode gerar uma solução a um problema e reservar um melhor futuro para todos.








sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A opção dos aveirenses

Há muito que penso que as eleições, para além de todo o enquadramento próprio que encerram, é um processo que tem necessariamente de passar por três etapas. Em primeiro lugar fazer o balanço do mandato que então finda, depois analisar e discutir de forma aberta os projectos e compromissos que as Candidaturas apresentam aos Eleitores e, por último, olhar para os Candidatos e reconhecer ou não as características necessárias para o desempenho das funções.

Ora, quando faltam menos de dois meses para as eleições, era já tempo de fazer o balanço destes últimos quatro anos.

Seria saudável, para não dizer, moralmente obrigatório que os actuais responsáveis autárquicos se disponibilizassem para fazer um balanço sério do mandato. Não intra-muros, a falar para os seus apoiantes, mas cá para fora, de forma séria e cabeça levantada, justificando as opções e as omissões, explicando o que está por detrás de inúmeras trapalhadas e factos pouco transparentes, de que é bom exemplo o caso das piscinas do Beira-Mar.

A mesma urgência se coloca relativamente aos projectos que apresentam para o Futuro.

Pelo que foi tornado público, também não teremos oportunidade de discutir as propostas dos nossos adversários para o próximo mandato. A pretexto de uma pretensa confusão com o debate das legislativas, só falarão de programa depois de 27 Setembro. Portanto vamos a eleições com uma Candidatura responsável por 4 anos de gestão pelos quais não responde e que se propõe a um novo mandato sem considerar crucial apresentar e discutir com os Aveirenses o futuro do nosso Concelho

Ao invés, o movimento adoroaveiro iniciou um ciclo de visitas, debates e conversas há 2 meses. Tem recolhido inúmeras experiências e constatadas outras tantas desilusões. Em paralelo tem vindo a elaborar o seu programa, convidando um conjunto de pessoas das mais variadas áreas para darem o seu contributo. No início de Setembro ai estaremos para nos comprometermos com uma visão de longo prazo e um conjunto de acções para os próximos 4 anos.

Já quando falamos de pessoas, tema sempre delicado, principalmente para quem anda nestas coisas de espírito comprometido, constatamos a maior das vergonhas. Os novos Candidatos são os actuais Autarcas, presidente e vereadores.

Os mesmos responsáveis pela exímia gestão do Dossier “Carta Educativa” que queria trocar escolas por parques de estacionamento;

Os mesmos que reduziram a Cultura em Aveiro a uma rota de espectáculos de 2ª e 3ª categoria;

Os mesmos que agora subscrevem um escandaloso empréstimo encapotado, sacrificando uma das mais importantes e centrais infra-estruturas de desporto e lazer (Piscinas);

Os mesmos que estiveram 3 anos para resolver o problema do empréstimo, e que o negociaram mal com prejuízos avultados para os cofres da Autarquia

Os mesmos que não lançaram 1 único projecto estruturante para o futuro de Aveiro. 

Esta semana foram entregues as listas de Candidatos aos vários órgãos autárquicos em Aveiro. Admito que tinha alguma expectativa para perceber se as escolha dos protagonistas da Coligação estaria em linha com o discurso orgulhoso da obra feita. E estão.

Ainda sem qualquer ideia lançada para os próximos 4 anos, é hoje claro e assumido que o actual executivo da Câmara, ou seja a Coligação “Juntos por Aveiro” tem imenso orgulho na obra realizada. E, portanto, os Aveirenses têm a tarefa da escolha mais facilitada: Ou votam na coligação subscrevendo o trabalho dos últimos 4 anos, ou votam na alternativa protagonizada pelo PS.

É também claro que a Coligação fez uma escolha de protagonistas. De um lado os mesmos “actores” do último mandato, sinal claro do voto de confiança no seu trabalho. Numa lista de 9 efectivos, a Coligação apresenta nos primeiros quatro lugares, os principais responsáveis pela actual gestão municipal, não esquecendo o “popular” Teatro Aveirense. Também sobre este assunto, os Eleitores têm a vida facilitada: Ou reconhecem a competência e capacidade da actual equipa da Câmara ou confiam num conjunto de novos protagonistas (Candidatos da Lista do PS) cujo percurso profissional não nos deixa margem para dúvidas.

Confesso-vos que me sinto bem à vontade por ser candidato nas listas do PS, quando sei que José Costa escolheu uma lista, do primeiro ao último Candidato, de gente competente, pessoas com conhecimento em cada área, com experiência para pensar, idealizar e concretizar.

E como já muitos identificaram que os slogans/frases dos cartazes da Coligação são, acima de tudo, um sinal de clara falta de humildade e exagerado pretensiosismo, permitam-me que faça uma modesta sugestão para o próximo cartaz da Coligação: Fazer o mesmo com os mesmos para ficar tudo na mesma.

Para que projectos e pessoas funcionem falta liderança e sentido estratégico.

Temos o direito de viver numa cidade que sabe para onde corre, que persegue determinados objectivos, que envolve as pessoas e que aproveita de cada um o melhor que tem para dar.

Gostava de viver numa Cidade que fosse um modelo de governação, que apontasse caminhos e estratégias, que fosse um ponto de referência para os nossos Concelhos vizinhos. Gostava que as páginas dos jornais não se enchessem de Autarcas a lamentar-se dos antecessores mas que fossem pequenas para falar sobre as soluções e sobre o futuro.

É isto que está em causa nas próximas eleições autárquicas. Votar na Coligação permitindo que o futuro nos passe completamente ao lado ou retomar um ciclo positivo onde exista estratégia, competência e capacidade de concretizar.    

Gonçalo Fonseca

Apoiante do Movimento AdoroAveiro e Candidato à Assembleia Municipal pelo Partido Socialista

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Partido Socialista candidata Isabel Parente à Junta de Freguesia de Nariz e aponta acção social como prioridade


As maiores carências de Nariz (Aveiro), uma das freguesias mais periféricas do chamado concelho rural, são de carácter social, prendem-se com a falta de estruturas de apoio social.


“Não há centro de dia, não há um lar, não há um único apoio à terceira idade, a não ser o apoio domiciliário disponibilizado pelo Centro Paroquial”, exemplifica a cabeça-de-lista da candidatura socialista à Assembleia de Freguesia, Maria Isabel Barros Parente.


Militante do PS, Isabel Parente, 47 anos, funcionária pública, denuncia, também, a falta de um espaço/serviço dirigido aos mais pequenos. “Não há um parque infantil onde as crianças possam brincar e, nas férias, os pais não têm onde deixar os filhos”, regista a candidata.


Isabel Parente considera, no entanto, que o mais premente é a construção de um pequeno centro de convívio para a juventude.


“O ideal era podermos ter um Centro Cultural, um espaço polivalente que albergasse uma biblioteca, uma sala de Internet, salão de jogos e bar-convívio, onde a juventude pudesse ocupar os tempos livres de forma saudável. Agora, urgente, urgente mesmo, é a criação de um pequeno espaço para a biblioteca e para um Espaço Internet, que não existe na Freguesia”, afirma a candidata socialista, que lastima, também o estado das estradas. “São uma vergonha”, diz Isabel Parente, insistindo, no entanto, que as maiores preocupações da candidatura socialista situam-se ao nível da Acção Social, devido à falta de estruturas de apoio, na freguesia, dirigidos aos estratos mais vulneráveis da população: as crianças, os jovens e os idosos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Partido Socialista candidata Lopes Figueiredo em S. Bernardo contra a apatia da Junta da Coligação


O técnico de contas Manuel José Lopes Figueiredo, de 60 anos, é o cabeça-de-lista da candidatura do Partido Socialista (PS) à Assembleia de Freguesia de S. Bernardo (Aveiro). O ex-bancário, detentor, também, de uma longa experiência como sindicalista, foi a personalidade escolhida para recolocar a freguesia no caminho do progresso e resgatá-la da apatia e do marasmo em que S. Bernardo tem vivido nos últimos anos, sob a gestão PSD/CDS-PP.


“A freguesia foi votada ao mais completo abandono, nos últimos quatro anos. S. Bernardo continua a crescer, mas não houve melhorias que se vissem. Os arruamentos, por exemplo, estão cada vez pio.Faltam passeios e espaços verdes. E os poucos que existem estão muito mal tratados”, diz Lopes Figueiredo, sublinhando que a actual Junta de Freguesia não tem, nem se esforçou por ter obra para mostrar”.


Detentor de um grande sentido de rigor, que lhe advêm de uma vasta experiência como bancário e sindicalista, habituado a dialogar com os outros e a trabalhar em equipa, Lopes Figueiredo aposta na construção de um programa de acção discutido e participado, que acolha as propostas realizáveis dos moradores de S. Bernardo, onde vive desde 1976, onde chegou, oriundo de Castelões (Tondela), sua terra Natal. Embora não tenha nascido em S. Bernardo (nasceu em Castelões, concelho de Tondela), Lopes Figueiredo considera-se, por isso (e quem o conhece atesta—o !), um natural de S. Bernardo, empenhado em contribuir, na medida das suas possibilidades, para melhorar as condições de vida da comunidade onde vive com a família (esposa e dois filhos), como atesta a sua passagem pela direcção da Sociedade Musical de Santa Cecília.


“Sempre fui uma pessoa com sentido de serviço público, dada a ajudar os outros (ou nunca teria sido sindicalista) e a contribuir para o bem-estar da comunidade onde vivo, pelo que não pude deixar de corresponder ao convite do PS e de alguns amigos para me candidatar à Assembleia de Freguesia, para mais quando constato que a Freguesia tem estado completamente parada e votada ao abandono”, refere Lopes Figueiredo, explicando as razões da sua candidatura.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Como Aveirense é com enorme satisfação que aceito este desafio de ajudar José Costa a levar mais longe os destinos de Aveiro, pois acredito neste projecto e sinto que enquanto filho desta terra terei muita honra em encarar o meu dever de trabalhar por ela.

Penso que o nosso concelho necessita de um maior e melhor trabalho no comando dos seus destinos e como arquitecto acredito poder dar um contributo válido nesse sentido, pois há ainda muito a fazer pela qualidade de vida que Aveiro tem para oferecer a todos nós e pela oferta pouco cuidada que apresenta actualmente a todos aqueles que nos visitam, desde a renovação da imagem urbana à utilização do potencial natural da Ria, desde a requalificação dos espaços verdes à recuperação de algumas zonas esquecidas, desde o problema do estacionamento à melhoria da mobilidade, existe uma vasta lista de tarefas a realizar.

Sinto-me bastante lisonjeado em poder assumir este desafio, de tentar contribuir para que todos os aveirenses possam viver cada vez melhor e para que Aveiro possa voltar a ser uma referência no panorama nacional e internacional.

Ricardo Damas Tavares

Apoiante do Movimento AdoroAveiro

Uma nova agenda para governar a cidade (2)

Uma boa liderança é um factor essencial para a governança local, ou seja, indivíduos que tenham as competências adequadas e as qualidades certas para imprimir uma forte e visível liderança para a comunidade. Esta adequação de competências e liderança forte deve passar do nível político para toda a administração local. Para nós uma liderança vibrante, dinâmica e competente constitui-se como:

  • Motivadora da Comunidade aprende com os cidadãos, coloca-os no centro da sua actividade e fortalece-os com políticas públicas orientadas para o bem-estar de todos, incluindo os membros mais vulneráveis da comunidade;
  • Estratega: constrói uma visão de futuro, estabelece uma direcção clara e assegura que esta é executada;
  • Desafiadora: imprime um ritmo de desafio permanente como os seus cidadãos, para que estes reajam com a sua mentalidade inovadora, criativa e com orgulho de pertencer a um território;
  • Garante, moderadora e socialmente responsável: defende os serviços públicos de qualidade para todos, promovendo parcerias locais para tirar melhor partido dos recursos tendo em conta as necessidades da comunidade;
  • Decisora: estabelece as prioridades do Concelho fazendo um balanço entre a procura e a oferta, entre as necessidades de uns e as reivindicações de outros. 

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Eixo: candidatura socialista promete soluções de estacionamento

A falta de um espaço polivalente, onde as associações possam realizar reuniões, encontros e festas e para apoio às actividades desportivas é um das carências mais gritantes de Eixo, na perspectiva do cabeça-de-lista do PS à Assembleia de Freguesia, o independente José Moreira.



Ex-militar da Guarda Nacional Republicana (GNR), José Moreira, 53 anos, fala, também, da falta de um corredor para peões e bicicletas, no percurso entre Eixo e Horta, ao longo da estrada nacional 230, onde, presentemente, as pessoas são obrigadas a andar na faixa de rodagem, sujeitas a acidentes, da falta de passeios nas ruas e de valetas limpas e acondicionadas e da falta de parques infantis, entre outras carências.

Além da velha reivindicação da Variante à EN 230, para desviar o trânsito automóvel do centro da freguesia, o estacionamento “é outra carência que, diz José Moreira, os automobilistas de Eixo sentem diariamente na pele ( “são multados diariamente”) e que resulta na perda de clientes por parte do comércio”.

O candidato diz que “a candidatura socialista está a estudar uma solução e que, a seu tempo, apresentará uma proposta, que passará pela criação de dois ou três pequenos parques, ao longo de estrada nacional 230 capazes de resolver este problema do estacionamento, que tanto incomoda a generalidade dos moradores e prejudica o comércio local”.

Aos eixenses, José Moreira, detentor de todo um passado ligado ao associativismo local, garante que consigo – e com a equipa que está a construir - “teremos uma Junta de Freguesia aberta a todos os cidadãos, sem constrangimentos de horários, nem de férias ou fins-de-semana”.
Será, garante, uma Junta de Freguesia que “valoriza a participação e estimula o empenho da sociedade civil na resolução dos problemas, e que, ao contrário do que acontece actualmente, respeitará todos os cidadãos por igual, independentemente das preferências político-partidárias de cada um”.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Agir Local, Pensar Global

Aveiro é uma daquelas cidades que é suficientemente grande para ser, e é de facto, referência de avanço e desenvolvimento, e pode também sê-lo numa perspectiva global.

Agir Local, Pensar Global. Pode ser a pedra de toque nas RELAÇÕES INTERNACIONAIS de um Concelho com os horizontes largos que Aveiro tem desde há séculos. Ir mais além com um horizonte de sonho alto e audaz.

Trata-se de ir mais adiante do que as normais geminações protocolares que se fazem em todo o lado. E nestas, potenciar-lhes as motivações culturais e humanitárias, mas não ficar por aí.

Aveiro há pouco tempo reuniu um conjunto de entidades com que se quis potenciar como a Cidade dos Direitos Humanos. É um excelente começo. Podemos ir ainda mais além, assumindo compromissos (que não têm de ser obrigatoriamente "€") mas que sejam contributos válidos para o cumprimento local e global dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio... aqui e onde fôr que estejamos em acção para construir um melhor Aveiro, mas também um melhor mundo.

Somos de facto cidadãos do Mundo, acolhemos também cidadãos de todo o mundo. Importa por isso gerar dinâmicas com protocolos e projectos que sejam win win situations para todos os envolvidos...

Algumas ideias de caminho para uma boa Política de Relações Internacionais:

- Chamar à responsabilidade dos aveirenses a quota-parte da responsabilidade e a quota-parte do agir para mudar, criando uma política de solidariedade internacional a partir das bases, a partir dos semelhantes, a partir do eu e do tu: o activismo cívico.

- Envolver as Escolas, incluir actividades de Direitos Humanos, do Direito Humanitário, o Direito do Ambiente e do Desenvolvimento. Nos nossos mais pequenos colocar a semente destas questões; Nos maiores, chamá-los à acção.

- Envolver todas as pessoas em petições populares por esta ou aquela causa. Envolver as pessoas em campanhas que não fossem apenas dar o arroz ou o livro e enviar para longe, mas ter um impacto mais próximo, seja por políticas alargadas de apadrinhamento de crianças ou famílias inteiras, até aos intercâmbios e geminações de freguesias.

- A médio longo prazo, criar parcerias económicas e empresariais (com as empresas de Aveiro) de comércio realmente justo; investir em produtos que se consomem cá e que poderão ser escoados do país alvo (ou países). Do mesmo modo potenciando o que produzimos cá para essas pessoas que depois de se Desenvolverem com a nossa ajuda, serão também clientes das nossas empresas exportadoras.
No fundo, chamar e envolver todos os Aveirenses à sua parte de mudar o Mundo, com a sua parte de estar no Mundo.
Agir local, pensando para o Global!
As possibilidades são infinitas!
Pedro A. Neto,
apoiante do Movimento Adoro Aveiro

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Eventos Culturais na Região de Aveiro

Aveiro

Multidisciplinar
Feira do Livro
Até dia 16 de Agosto
Praça Central do Fórum Aveiro - Aveiro

Dança
Dança sem Sombra - Mostra Internacional de Vídeo Dança
27 e 28 de Agosto
Estúdio Performas – Aveiro
http://performas.blogspot.com/
22 horas

Música
Jam Sessions
12,19 e 26 de Agosto
Estúdio Performas – Aveiro
23 horas

Exposição
“ARTE PARTILHADA” MILLENIUM BCP
Até 30 de Agosto
Museu da Cidade – Aveiro

Multidisciplinar
Se esta Praça tivesse... 250 Anos
15, 22, 29 de Agosto
Praça Joaquim Melo Freitas - Aveiro
15.00 horas

--

Águeda
Exposição
“Nunca te direi adeus... Pateira”
Até 31 de Agosto
Galeria Municipal de Águeda – Águeda

Albergaria-a-Velha
Música
Toques do Caramulo
16 de Agosto
Alameda 5 de Outubro – Albergaria-a-Velha
21:30 horas

Arouca
Música
Concerto de Órgão, com alunos de música da Universidade de Aveiro
29 de Agosto
Catedral do Mosteiro de Arouca
21:30 horas

Ílhavo
Música
Jacinta
12 de Agosto
Centro Cultural de Ílhavo
21h30

Música
Gafanha Rock Festival
14, 15 e 16 de Agosto
Gafanha da Nazaré – Ílhavo
21 horas

Ovar
Música
“Elite Fura Beach Party”
15 de Agosto
Praia do Furadouro - Ovar
20 H


Vale de Cambra
Música
Festival Municipal de Folclore
22 de Agosto
Centro da Cidade – Vale de Cambra
21:30

PS aposta num ex-presidente da Junta para reconquistar Freguesia de Cacia

Aproveitar, valorizar e tirar partido dos recursos hídricos que a freguesia possui, e continuar a pugnar pela concretização da pista de remo do Rio Novo do Príncipe, dados “os benefícios (culturais, ambientais, agrícolas e desportivos) que poderá trazer para a freguesia”, são alguns dos objectivos da candidatura do Partido Socialista (PS) à Assembleia de Freguesia de Cacia.


Outra das apostas de Jaime Vinagre, o socialista que já esteve à frente dos destinos da freguesia na segunda metade do mandato 2001-2005, é “recuperar a casa da Conselheira Nunes da Silva, que já tarda no tempo e tem uma parte da dotação financeira atribuída pelo anterior executivo do Partido Socialista”.


Jaime Vinagre tem 58 anos de idade e passou a infância no lugar de Quintã do Loureiro, onde reside. É, casado e tem três filhos.


Técnico superior agrícola na Delegação de Aveiro, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, dirigente da Associação de Criadores da Raça Marinhoa (ACRM) e da Cooperativa de Comercialização de Carne de Raça Marinhoa (CARMARDOP), ex-dirigente da Cooperativa Agrícola de Aveiro e Ílhavo e ex-conselheiro técnico do Grupo de Gestão Agrícola do Baixo Vouga, o candidato socialista à Assembleia de Freguesia de Cacia é membro fundador do Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia (IDEC) e já foi presidente da Junta de Freguesia, na segunda metade do mandato de 2001- 2005.


A melhoria das condições do parque educativo escolar e dos equipamentos sociais e culturais e do meio ambiente estão, também, entre as preocupações da candidatura socialista. A par com o reforço do apoio às associações de juventude, à população sénior e à generalidade das forças vivas da terra.

Complexo das Piscinas do Beira Mar

O Protocolo celebrado com data do ano 2008 entre a CMA, Beira Mar e EMA transferia “para o SCBM, ate ao dia 31 de Dezembro de 2008, a propriedade total do predio onde se encontra implantado o Complexo Desportivo de Piscinas,(...), através da competente escritura publica de compra a venda, pelo preço da avaliação patrimonial de 1.283.200 (...) com a capacidade construtiva máxima de doze mil metros quadrados de implantação com 3 pisos acima do solo e cave, para nele ser edificado equipamento comercial-ludico-desportivo, subordinado a temática da agua, que devera compreender obrigatoriamente a construção de duas piscinas”.
Na semana passada veio a público a notícia da venda (O Jogo). Segundo o jornal, o terreno do complexo das piscinas foi vendido ao Beira Mar, tendo sido re-vendido a uma empresa imobiliária no mesmo dia por um pouco mais do dobro do valor.Preocupa-nos a pouca transparência na gestão dos bens públicos.
São de todos nós e a todos nós custaram esforço e empenho na construção da cidade, do concelho e das infra-estrutras para o bem estar das pessoas.Preocupa-nos o futuro daquela zona situada no coração do parque da sustentabilidade (uma zona de aposta municipal), principalmente porque a “obrigatoriedade de construção de duas piscinas” do protocolo desapareceu dos contratos celebrados recentemente.
Preocupa-nos sobretudo a qualidade da actividade física e desportiva das pessoas do Concelho (veja post anterior sobre o assunto), preocupa-nos o futuro de um dos clubes mais significativos do nosso Concelho, (pré)-ocupa-nos o caminho de letargia e alienação que o nosso Concelho está a tomar. Queremos mudar isso.
Preocupa-nos o facto de estarmos a deixar de ser algumas das boas referências que fomos numa altura em que deviamos ter na nossa visão horizontes de audácia, focados na construção de uma cidade e concelho onde seja cada vez melhor viver...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

“Mais atenção às pessoas e às suas necessidades”



Chama-se Rita Rocha, tem 31 anos e é licenciada em Solicitadoria e é a cabeça-de-lista do Partido Socialista (PS) à Assembleia de Freguesia de Oliveirinha (Aveiro).



Casada, natural de Quintãs, mas a residir na Costa do Valado, Rita Rocha (actualmente a frequentar um mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Portucalense), trabalhou, durante vários anos, como auxiliar de educação em instituições de solidariedade social, nomeadamente no Centro social e Paroquial de Nª Sra. De Fátima e no Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado.

Além desse apego ao trabalho no campo social, Rita Rocha teve, desde muito cedo, uma participação muito activa na comunidade onde vive.

Foi catequista durante vários anos, bem como membro (e posteriormente líder) do Grupo de Jovens de Quintãs.

A requalificação dos espaços públicos da freguesia, entre os quais o recinto da feira de Oliveirinha, é um dos propósitos da candidata socialista, que pretende, também, enquanto presidente da Junta de Freguesia, “dar mais atenção às pessoas e às suas necessidades” e “apoiar as actividades desportivas, culturais e de lazer”.


A candidata do PS em Oliveirinha, propõe "mais atenção às pessoas e às suas necessidades”.






quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Agenda de Eventos Culturais da Região de Aveiro

· Aveiro

Dança
Dança sem Sombra - Mostra Internacional de Vídeo Dança
27 e 28 de Agosto
Estúdio Performas – Aveiro
http://performas.blogspot.com
22 horas

Música
Jam Sessions
12,19 e 26 de Agosto
Estúdio Performas – Aveiro
23 horas
http://performas.blogspot.com

Exposição
“ARTE PARTILHADA” MILLENIUM BCP
Até 30 de Agosto
Museu da Cidade – Aveiro

http://www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=29821&divName=138s471s478s1750&id_class=1750


Multidisciplinar
Se esta Praça tivesse... 250 Anos
1, 8, 15, 22, 29 de Agosto
Praça Joaquim Melo Freitas - Aveiro
15.00 horas

http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt





· Albergaria-a-Velha

Música
Toques do Caramulo
16 de Agosto
Alameda 5 de Outubro – Albergaria-a-Velha
21:30 horas

· Arouca

Música
Concerto de Órgão, com alunos de música da Universidade de Aveiro
29 de Agosto
Catedral do Mosteiro de Arouca
21:30 horas

· Ílhavo

Dança/Música
XXI Festival Internacional de Folclore da Costa Nova
Relvado da Costa Nova
7 e 8 Agosto
21h30 horas

Música
Top FM Beach Party - Shaggy, Pete Tha Zouk, Sammy Jo, DJ Demo e MC Dino, DJ Rui Ferreira.
Praia da Barra
8 Agosto
21h30

Música
Jacinta
Centro Cultural de Ílhavo
12 de Agosto
21h30


· Santa Maria da Feira

Multidisciplinar
Viagem Medieval em Terras de Sta. Maria
Santa Maria da Feira
Até 9 de Agosto


· Vagos

Música
TIAGO BETTENCOURT
8 de Agosto
Largo Parracho Branco, Praia da Vagueira
Entrada Livre
22:30h

Multidisciplinares
Recriação da Arte Xávega
9 de Agosto (Dependente das condições climatéricas)
Praia da Vagueira (Zona Norte)
Hora: manhã



Outras Localidades

Música/Dança
Toques do Caramulo
Sexta, 7 de Agosto
Carvalhais/ São Pedro do Sul – Festival Andanças
22:00 horas

A prática desportiva como factor de bem estar social

A Actividade Física surge como resposta a um conjunto de necessidades sociais. É um sinal de cultura, de saúde e bem estar social.
É de grande importância por isso, a definição de políticas desportivas nacionais, regionais e concelhias, de facto, a definição de um conjunto de acções e processos desenvolvidos pelo Estado e Autarquias com o objectivo de cumprir com a totalidade das suas competências e fomentar os clubes desportivos, para que estes possam com sustentabilidade, criar oferta devida às comunidades, com trabalho conjunto e planeado sempre e até quando ele seja necessário.
Trabalhando em conjunto para a promoção e estímulo à prática desportiva, procurando criar mais e melhores condições de acesso às actividades desportivas do maior número de cidadãos, dos diversos grupos etários, no sentido de democratizar a prática destas actividades.

Um concelho como Aveiro necessitará de piscinas municipais ou deverá o município promover com os clubes parcerias de responsabilidade que sejam equilibradas financeiramente e que suprimam as necessidades?

Necessita o Concelho de várias infra-estruturas espalhadas ou de uma cidade desportiva ou de ambas?

Sabemos que uma verdadeira resolução dos problemas de desenvolvimento desportivo, passam necessariamente pelo trabalho conjunto da Educação, do Desporto, do Planeamento e pelo encontrar de soluções próprias para o sector e que muito têm que ver com a gestão e potenciação e planeamento dos espaços e recursos financeiros disponíveis ou a criar.

Tudo o que fizermos hoje, terá repercussões no futuro, para o bem e para o mal, todos faremos a cidade que vamos ter, a das pessoas e a das estruturas.
Actuação com responsabilidade e sustentabilidade é um imperativo.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A responsabilidade de bem gerir o que pertence a Todos

1. O Jornal i, de 28 de Julho de 2009 fez publicar um ensaio de duas páginas sobre a evolução do consumo do Estado desde 1986. A máquina gigantesca, conforme as ideologias dos partidos, deveria crescer ou diminuir consoante a Direita e o Estado mínimo ou a Esquerda e o Estado mais presente. Hoje, muitos dos nossos políticos ainda vivem nesta era, mas já nada é estanque, cada caso é um caso, não há modelos económicos ou políticos certos. Tudo o que é humano é dinâmico e só isso justifica que coisas muitos boas se façam, mas também algumas muito más.Desde 2002 que andamos a ouvir que estamos em crise. Ou crise de gestão do Estado o que dá em défice grande (há alguma casa que aguente gastar mais do que aquilo que ganha?!). Ou crise financeira, externa ao Estado mas talvez permitida pelo Estado por má regulação anterior. O Estado aqui pode tudo... o colapso ou um Caminho para a Nação. A indignação passa-me naquele texto, sobretudo, ao descobrir que segundo o investigador que o assina, Ricardo Reis da universidade de Columbia (E.U.A.), o Governo que mais gasto provocou na contabilidade estatal foi o de 2002 a 2006.
Sinto-me enganado. Trabalhei eu e todos os portugueses que puderam, apertando o cinto como se dizia e os políticos que geriam o Estado nessa altura nos pediam. No fim de contas, os gastos e a máquina do Estado cresce ainda mais. Será por via daquilo a que chamam os “boys”? Infelizmente, o caso não foi isolado e apenas uma excepção se registaria no estudo (graças ao esforço do governo mas também do nosso, os cidadãos), não fosse a crise económica que vivemos agora.
É difícil acreditar assim. Já não sabemos bem o que é mesmo de verdade ou apenas o é por intenção. É preciso mudar isso...!

2. Quase poderiamos, com atenção grave, pensar em extrapolar o mesmo estudo para os governos locais do nosso país. O que eram os gastos em pessoal dos Municípios há alguns anos atrás, o que serão esses gastos agora? Quem entrou, quem saiu? Como e porque entraram os que entraram, porque saíram os que saíram? O que fazem e como fazem os que estão?
Que tipo de concursos ou ajustes foram feitos para que fossem escolhidos? Que parcerias (mais ou menos) público-privadas se fazem que muitas vezes não se traduzem com este nome ao público mas em denominância de ‘subsídios’ e com que estratégia política? Para que os outros façam o que não queremos fazer (ou não sabemos)?... ou para movimentar e estimular o sector privado? Que sector privado? Um desinteressado dos poderes políticos ou um sector onde estejam ligadas as pessoas, as mesmas, que gerem os bens públicos?

Quem entrou por via justa e honesta (todos!) com que motivação está? Como está o seu bom potencial aproveitado? como está a sua motivação, a sua criatividade a crescer e o seu esforço e rendimento humano ao serviço de todos nós?
Como serão os exemplos concretos das nossas autarquias próximas? Melhor ou pior que a média? Haverá discussão aberta destes assuntos da Democracia e da gestão do bem público ao serviço do público?
Estou certo que sim...
Pedro Neto,
apoiante do Movimento Adoro Aveiro

domingo, 2 de agosto de 2009

Uma nova agenda para governar a comunidade (1)

Porque é necessário uma nova visão de poder local em Aveiro?

1. Uma das principais prioridades do governo autárquico é a criação de comunidades sustentáveis, dinâmicas e participadas, ou seja, lugares onde as pessoas queiram viver, que promovam oportunidades e uma melhor qualidade de vida para todos. A administração local assume um papel decisivo nesta demanda.
Uma comunidade sustentável necessita de um ambiente de boa governação, participação pública e um trabalho em parceria com todas as forças vivas da comunidade. O governo local também assume o papel de propulsionador da economia local; de garante da qualidade dos serviços públicos; de agente de uma cultura local dinâmica, criativa e assente na diversidade; assume a si a liderança capaz de promover uma comunidade coesa, com sentido de pertença e orgulho de si própria. Acima de tudo, com uma nova agenda na política local, queremos demonstrar que podemos agir no dia-a-dia de cada cidadão com os seguintes desafios:
  • Estabelecer uma relação mais coerente e estável entre governo central e local
  • Clarificar as responsabilidades de governo na oferta de serviços à população;
  • Fortalecer a liderança na comunidade local;
  • Aumentar os níveis de participação dos cidadãos;
  • Melhorar a qualidade dos serviços públicos;
  • Garantir um sistema financeiro responsável, capaz e sustentado.

João Vargas

Apoiante do Movimento AdoroAveiro