quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A prática desportiva como factor de bem estar social

A Actividade Física surge como resposta a um conjunto de necessidades sociais. É um sinal de cultura, de saúde e bem estar social.
É de grande importância por isso, a definição de políticas desportivas nacionais, regionais e concelhias, de facto, a definição de um conjunto de acções e processos desenvolvidos pelo Estado e Autarquias com o objectivo de cumprir com a totalidade das suas competências e fomentar os clubes desportivos, para que estes possam com sustentabilidade, criar oferta devida às comunidades, com trabalho conjunto e planeado sempre e até quando ele seja necessário.
Trabalhando em conjunto para a promoção e estímulo à prática desportiva, procurando criar mais e melhores condições de acesso às actividades desportivas do maior número de cidadãos, dos diversos grupos etários, no sentido de democratizar a prática destas actividades.

Um concelho como Aveiro necessitará de piscinas municipais ou deverá o município promover com os clubes parcerias de responsabilidade que sejam equilibradas financeiramente e que suprimam as necessidades?

Necessita o Concelho de várias infra-estruturas espalhadas ou de uma cidade desportiva ou de ambas?

Sabemos que uma verdadeira resolução dos problemas de desenvolvimento desportivo, passam necessariamente pelo trabalho conjunto da Educação, do Desporto, do Planeamento e pelo encontrar de soluções próprias para o sector e que muito têm que ver com a gestão e potenciação e planeamento dos espaços e recursos financeiros disponíveis ou a criar.

Tudo o que fizermos hoje, terá repercussões no futuro, para o bem e para o mal, todos faremos a cidade que vamos ter, a das pessoas e a das estruturas.
Actuação com responsabilidade e sustentabilidade é um imperativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário