domingo, 30 de agosto de 2009

Romana Fragateiro candidata-se consciente das dificuldades


“Não é fácil o percurso dos próximos quatro anos, se formos eleitos, mas temos vontade de o percorrer e sabemos que o podemos fazer, por isso aqui estamos hoje”.

Foi assim, apreensiva mas determinada e confiante, que a presidente da Junta de Freguesia de Esgueira, Romana Fragateiro (PS), apresentou, ontem à noite (6ªfeira), a sua equipa e as linhas mestras da candidatura a mais um mandato de quatro anos à frente dos destinos da freguesia.

“Sabemos que o podemos fazer“, afirmou Romana Fragateiro. “E sabemos, também, que poderemos contar com a ajuda do Dr. José Costa.”

“Ele é o nosso candidato à Câmara Municipal e estamos certos, pela excelência das suas qualidades pessoais e profissionais e, também, pelas pessoas de que se rodeou para a candidatura ao executivo municipal, que saberá tirar a cidade do marasmo em que caiu nos últimos quatro anos”, afirmou a candidata.

Na hora da apresentação da candidatura, com a sede de campanha, na Rua Bento de Moura, nº 21 (junto à Santa Casa da Misericórdia) completamente cheia, Romana Fragateiro fez um balanço ainda assim positivo do mandato que agora se esgota. Mas não esqueceu de realçar as imensas dificuldades e as contrariedades que a Junta teve de enfrentar, nestes quatro anos, devido à falta de colaboração e até hostilidade da Câmara de maioria PSD/CDS.

“Comprometemo-nos, há 4 anos, a efectuar o nosso trabalho com garra, empenho e dedicação. Foi um ciclo muito difícil. Precisámos de muito empenho para fazer valer as nossas propostas perante um executivo camarário pouco receptivo e pouco empenhado na resolução dos problemas”, lembrou Romana Fragateiro, sublinhando que “foi preciso muita garra para denunciar realidades preocupantes, utilizando os meios possíveis - comunicação social e Assembleia Municipal - e procurando dar voz a uma freguesia que – sublinhou - não fez parte das prioridades da actual gestão camarária”.

“Aquilo que conseguimos foi à custa de muito insistir”, afirmou, perante uma plateia, onde pontuavam o candidato socialista à Câmara de Aveiro, José Costa, entre outros, o mandatário da candidatura, professor Júlio Pedrosa, e Raul martins, presidente da “concelhia” do PS/Aveiro e cabeça de lista à Assembleia Municipal (os candidatos PS dedicaram a sexta-feira a contactos de rua em Esgueira). “E ficou a dever-se a um imenso trabalho em equipa”, constatou.

A equipa que agora a acompanha, na candidatura a novo mandato, “mantém muitas das pessoas de há quatro anos, mas aparece reforçada com pessoas de outros saberes e experiências que muito a enriquecem”, sublinhou.

E, para o futuro (“um futuro que queremos melhor para Esgueira”), elencou uma série de anseios, de preocupações e de projectos, que vão desde a habitação social a um Centro de Dia em Esgueira.

A criação de espaços verdes e de condições de fruição da Natureza (caso da requalificação da Pateira de Taboeira) é outra preocupação da candidata que se propõe, também, estimular a formação de uma rede de complementaridade entre as associações que existem na freguesia e que constituem uma mais-valia potencial em termos de melhoria da qualidade de vida da população .

No capitulo das instalações, o Taboeira poderá contar com todo apoio da Junta para que os seus campos sejam, finalmente, uma realidade.

Já quanto ao pavilhão do Esgueira… Romana Fragateiro pensa que “o clube, pelo historial que tem e pela sua acção quotidiana na formação, merece um pavilhão condigno, com fácil acessibilidade e não um emparedado entre as casas e a auto-estrada. Uma decisão de quem tem do horizonte uma visão muito curta”, disse, em tom crítico.

Na área social, destaca-se a necessidade de e uma técnica de Serviço Social na Junta de Freguesia “para nos auxiliar na identificação de situações e no estudo das soluções ou do seu encaminhamento”.

E, quanto a obras, é apontada a conclusão da capela mortuária de Taboeira, a pavimentação das ruas que têm pavimento degradado e a construção da rede de saneamento nas Agras.


FRASES SOLTAS

“Esta freguesia (Esgueira) teve um tratamento desigual, por parte do actual executivo camarário. Alías, os avenrenses não são tratados todos de forma igual por esta Câmara”. (José Costa, candidato à Câmara Municipal.

“As juntas de freguesia têm um papel muito importante pois estão mais próximas das pessoas e das suas necessidades” (José Costa)

“Romana Fragateiro, pela sua formação, é garantia de que a Educação estará na agenda de Esgueira” ( Júlio Pedrosa, mandatário da candidatura socialista).

“José Costa é a minha esperança para esta a cidade” (comerciante local)

Sem comentários:

Enviar um comentário