terça-feira, 25 de agosto de 2009

Negócio das piscinas exige explicações e Programa/Apelo à participação dos aveirenses

O Partido Socialista/Aveiro reuniu, esta sexta-feira, os cabeças-de-lista à Câmara, Assembleia Municipal e assembleias de Freguesia. Tratou-se da primeira reunião dos candidatos socialistas aos diversos órgãos autárquicos do concelho, depois da entrega das listas no Tribunal. 

A reunião plenária realizou-se no Espaço AdoroAveiro, num ambiente marcado pelo entusiasmo, pela participação e por um grande optimismo, decorrentes da excelência manifesta dos candidatos socialistas e dos valores que dão forma – e conteúdo -  a cada uma das candidaturas. 

A evolução da situação política no concelho foi um dos temas em análise, com destaque para os desenvolvimentos mais recentes que o contencioso Câmara Municipal de Aveiro / Sport Clube Beira-Mar teve nas últimas semanas e para as notícias preocupantes que têm vindo a público a propósito das peripécias do negócio das piscinas municipais.

Negócio das piscinas exige explicações

A assembleia não pôde deixar de lamentar, em primeiro lugar, a alienação deste importante - e único - complexo desportivo pago pelo Município, tida como lesiva de direitos elementares e de interesses básicos dos cidadãos de Aveiro.

Tal como também não pode deixar de manifestar preocupação e estranheza pela forma desastrada, inquietante e nebulosa como o executivo municipal, de maioria PSD/CDS-PP, e em particular o presidente da Câmara, Élio Maia, têm vindo a conduzir todo o processo de regularização das dívidas ao Beira-Mar – e, em especial, o caso da venda/revenda das piscinas.

Para os candidatos do PS, este é um processo cuja resolução tarda e se agrava, ameaçando eternizar-se, lamentavelmente, em prejuízo de todos (clube, autarquia e munícipes), dada a reiterada incompetência, a ausência de rigor e a falta de transparência, a que o executivo da coligação PSD/CDS-PP habituou os aveirenses na gestão dos negócios públicos. E que vem confirmar em toda a linha, reiterando o acerto de anteriores posições do PS/Aveiro, relativamente a este e outros negócios (como a alienação da posição maioritária no capital da PDA, a adesão à Águas da Região de Aveiro, a parceria público-privada para as escolas e parques de estacionamento e empréstimo de 58 milhões de euros, para referirmos apenas os casos mais gritantes), a extrema justeza da repetida reivindicação, por parte dos socialistas de mais clareza, transparência e rigor na administração dos bens públicos.

Programa/Apelo à participação

O plenário serviu, também, para consolidar o calendário de acções de campanha das diversas candidaturas e reafirmar o propósito estimular a participação e envolver, o mais possível, os cidadãos no processo de elaboração do manifesto eleitoral.

A par dos debates temáticos – ou de índole mais geral – que vão continuar a realizar-se, no Espaço AdoroAveiro, os candidatos aos vários órgãos autárquicos ( Câmara, Assembleia Municipal e assembleias de Freguesia) propõem-se privilegiar o contacto directo com os cidadãos, porta-a-porta, na cidade como nas freguesias, e multiplicar-se em visitas ao maior número de empresas, instituições, clubes e colectividades locais.  

“Uma ideia para a minha freguesia…”

Em curso está, também, uma outra iniciativa, destinada a estimular a participação dos munícipes na vida e na resolução dos problemas das comunidades onde vivem.

Intitulada “Uma ideia para a minha freguesia”, a iniciativa está a ser promovida pelos candidatos às assembleias de freguesia e o que pretende é que cada um pense e proponha uma ideia, um projecto, a forma de resolver um problema ou de ultrapassar um ou outro aspecto daquilo que, em seu entender, está mal no local onde reside.

Para participar, basta preencher um postal sem franquia (não requer selo), que vai ser profusamente distribuído, e devolvê-lo (pelo Correio) ou entregá-lo, pessoalmente, a um dos elementos da candidatos do PS, na freguesia onde vive.   

Sem comentários:

Enviar um comentário