Uma boa liderança é um factor essencial para a governança local, ou seja, indivíduos que tenham as competências adequadas e as qualidades certas para imprimir uma forte e visível liderança para a comunidade. Esta adequação de competências e liderança forte deve passar do nível político para toda a administração local. Para nós uma liderança vibrante, dinâmica e competente constitui-se como:
- Motivadora da Comunidade: aprende com os cidadãos, coloca-os no centro da sua actividade e fortalece-os com políticas públicas orientadas para o bem-estar de todos, incluindo os membros mais vulneráveis da comunidade;
- Estratega: constrói uma visão de futuro, estabelece uma direcção clara e assegura que esta é executada;
- Desafiadora: imprime um ritmo de desafio permanente como os seus cidadãos, para que estes reajam com a sua mentalidade inovadora, criativa e com orgulho de pertencer a um território;
- Garante, moderadora e socialmente responsável: defende os serviços públicos de qualidade para todos, promovendo parcerias locais para tirar melhor partido dos recursos tendo em conta as necessidades da comunidade;
- Decisora: estabelece as prioridades do Concelho fazendo um balanço entre a procura e a oferta, entre as necessidades de uns e as reivindicações de outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário