
Em várias escalas poderá ser assumido este desígnio. Através de maior participação dos cidadãos no orçamento do Concelho, ora através de fóruns de vizinhança, como através de referendos sobre questões sensíveis e decisivas do Concelho, ora inovando nos formatos da Assembleia Municipal. Para nós, participar não se estanca no voto.
Uma maior influência pública dos cidadãos permite um melhor reflexo das necessidades e preferências da comunidade e aumenta a satisfação dos serviços públicos, bem como a o sentido de pertença e orgulho dos cidadãos no Município onde residem. Vamos ter orgulho do Concelho onde vivemos, vamos sentir que o que pensamos conta!
Um município-educador. Um munícipio que sabe usar as suas valências de educador para a criatividade, para a cultura cívica e para o enraizar de uma comunidade sustentável. Plantar hoje, pequenos cidadãos atentos e criativos, tolerantes e cosmopolitas.
Um nível elevado de participação dos cidadãos na comunidade é fundamental para a saúde do governo da cidade dado que ajuda a construir comunidades mais sustentáveis e coesas tornando os cidadãos mais atentos, mais responsáveis e mais conscientes da vida cívica. Permite uma maior eficácia e qualidade na oferta de serviços dado que a influência dos cidadãos nas decisões públicas é um elemento decisivo. Gerar consensos, com acção pragmática e útil para as pessoas.
Para isso, estabelecer mais oportunidades para a a participação efectiva dos cidadãos na vida cívica e política local é um desígnio visceral da candidatura de José Costa à Câmara Municipal de Aveiro. Envolver os cidadãos em processos de decisão é uma medida eficaz por um governo local transparente, mas também a garantia de que cada um com o seu contributo pode gerar uma solução a um problema e reservar um melhor futuro para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário