quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desenvolvimento Económico -desenvolver uma Estratégia para Aveiro

O desenvolvimento económico é um dos pilares que sustenta o projecto de desenvolvimento que o Partido Socialista irá apresentar aos cidadãos Aveirenses nas próximas eleições autárquicas. Este objectivo requer que a Câmara Municipal de Aveiro se preocupe com as múltiplas componentes que influenciam a actividade económica que é também bastante diversa.

  •  Papel da Autarquia – Facilitador de uma estratégia partilhada

Sendo a actividade económica maioritariamente realizada por agentes privados, as autarquias têm uma importância fundamental na construção de uma estratégia local/regional participada, que maximize sinergias e defina prioridades no investimento dos recursos público e um papel essencial de facilitador, removendo os bloqueios que impedem o seu desenvolvimento.

  • A produção industrial, o comércio, os serviços, as actividades criativas

Uma estratégia de desenvolvimento económico para Aveiro deve abranger todas as actividades económicas: a agricultura, a produção industrial, o comércio, os serviços, as actividades criativas, os sectores considerados tradicionais ou de elevado potencial. Uma estratégia de desenvolvimento económico para Aveiro deve criar condições que facilitem a actividade das empresas que se localizam no seu território, deve identificar as vantagens competitivas da nossa região nos diversos sectores, deve definir prioridades, deve demonstrar capacidade de atrair investimento. Deve também assumir novos paradigmas estratégicos que tenham impactos na vivência do espaço público, bem como na criação de riqueza. A aposta na criatividade e na cultura deverá ser encarada como ponto estratégico na captação de investimento e promoção de empreendedorismo criativo e artístico.

  • Utilização dos recursos locais de inovação, I&D e marketing

 O enquadramento actual desafia as empresas a apresentar novas soluções que possam garantir elevados índices de produtividade e competitividade à escala global, ou seja, uma utilização eficiente e eficaz dos recursos e um incremento da capacidade de inovação, I&D e marketing, com uma nova atitude socialmente mais responsável para com a comunidade envolvente.

A ligação integrada e sistemática do Sistema Científico e Tecnológico ao Tecido Produtivo é portanto essencial sendo necessário definir medidas que proporcionem um melhor aproveitamento económico da capacidade local de investigação, desenvolvimento e inovação, onde se destaca Universidade de Aveiro.

  •  A qualificação dos recursos humanos
A competitividade da actividade empresarial exige também a captação de recursos humanos cada vez mais qualificados. Paralelamente a empregabilidade estará cada vez mais dependente da qualificação acumulada ao longo da vida. Convém portanto identificar as fragilidades na oferta de recursos humanos que devem ser eliminadas para que Aveiro possa ser mais atractiva para o investimento privado.

  •  As barreiras administrativas

A actividade económica cruza-se inevitavelmente com serviços públicos dos quais, por vezes, depende a concretização de investimentos. Acresce que o investimento privado tem muitas vezes ‘timmings’ apertados que são condicionados por oportunidades de mercado. Uma cidade competitiva na atracção de investimento deve adequar a sua actividade a esta realidade e eliminar os factores associados à administração autárquica que, de alguma forma, bloqueiem injustificadamente a actividade económica.

  • O espaço onde as empresas se fixam

 É com certeza importante criar espaços qualificados, geridos de uma forma integrada, bem localizados, ambientalmente sustentáveis, competitivos em termos de custo, onde as empresas se possam fixar e desenvolver.

A Candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Aveiro ouvirá durante o próximo mês diversos peritos, agentes económicos e todos os cidadãos que queiram contribuir para a elaboração de uma Estratégia de Desenvolvimento e Económico para Aveiro, num percurso que abrangerá todas os elementos acima citados.


Paulo Jesus

Apoiante do Movimento AdoroAveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário