quinta-feira, 2 de julho de 2009

Campus da Justiça aprovado em Conselho de Ministros




A decisão do Conselho de Ministros em aprovar o Campus da Justiça na Praça Marquês de Pombal é uma boa notícia para os aveirenses, essencialmente, porque este novo espaço trará uma melhor qualidade dos serviços na área da Justiça, melhores infra-estruturas e melhores níveis de produtividade nos serviços judiciais. 

Contudo, é necessário ressalvar duas notas em relação a este novo equipamento: a liderança e a nova centralidade (este último argumento utilizado pelo Presidente da Câmara).

1. Este equipamento para a cidade é consequência de um grande empenho do Governo Civil de Aveiro. Não obstante o necessário trabalho conjunto com a autarquia, é importante sublinhar o papel de liderança que o Governo Civil representou neste processo, sendo de questionar, como noutros diplomas e assuntos de mais alta relevância para o Concelho (CIRA, nova entidade de gestão da água e saneamento, atracção de novos investimentos..) se Aveiro tem um executivo que toma decisões a favor dos seus munícipes e se, essencialmente, assuma o seu papel de liderança.

2. No dia 26 de Junho, foi discutido na Assembleia Municipal o futuro da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Os especialistas em planeamento e urbanismo advogam que para regenerar o espaço urbano é necessário dar-lhe vida, trazer as pessoas para o espaço público. Localizar  os equipamentos públicos nessas áreas críticas com potencial e centralidade (como a Avenida) são oportunidades únicas para inverter a tendência de degradação e desertificação. O problema da argumentação do sr. Presidente prende-se, exactamente, nesta filosofia permanente de criar novas centralidades, quando as já existentes e com grande potencial são pura e simplesmente esquecidas ou "adiadas".   

Por isso, havendo vontade política e disponibilidade financeira do Governo em trazer mais equipamentos públicos para Aveiro, sendo esta uma das soluções para revitalizar a nossa Avenida, a autarquia poderia ter dado ênfase numa localização destes equipamentos nesse espaço da cidade ou pelo menos dar a entender que tem algum pensamento estratégico para a cidade. 

João Vargas
Apoiante do Movimento AdoroAveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário