sábado, 11 de julho de 2009

Uma cidade e Concelho sustentáveis (Conclusões das Conversas sobre o Futuro sobre Políticas Municipais de Ambiente)

Um milhão de euros, aproximadamente, foi quanto a Câmara Municipal de Aveiro gastou, em iluminação pública, em 2008, seguindo as contas da autarquia. Uma factura energética elevada, que poderia ser susbstancialmente reduzida com a adopção de medidas simples, de racionalização dos consumos, como a a troica de lâmpadas. A eficiência energética foi um dos temas abordados, esta quarta-feira, durante mais uma das “Concersas Sobre Futuro”, que o Movimento AdoroAveiro e a candidatura de José Costa (PS) à Câmara de Aveiro têm vindo a promover na sua sede, à rua Batalhão Caçadores Dez, nº 52, em Aveiro. Desta vez a conversa era foi sobre Ambiente e o animador o professor José Manuel Martins, da Universidade de Aveiro.
A poluição atmosférica, a qualidade do ar que respiramos e da água, o ordenamento do território e o planeamento urbanístico, a recolha e o tratamento dos lixos e dos esgotos foram, igualmente, objecto de uma conversa tão necessária qaunto longa e, por vezes, acalorada. Relevo, também, para as preocupações dos vários intervenientes – aveirenses de diferentes quadrantes político-partidários que gostam de Aveiro - quanto à necessidade requalificar da avenida Lourenço Peixinho e dinamizar o centro da cidade em geral.
Preocupações, ainda, quanto degradação da floresta e ao estado de abandono da ria de Aveiro, enquanto potencial de desenvolvimento económico e social e elemento diferenciador da cidade. À laia de conclusão, o candidato socialista à Câmara de Aveiro, José Costa, defendeu que a qualidade de vida que os aveirenses sonham e perseguem exige que a cidade e o concelho se desenvolvam de uma forma sustentada, com preocupações ambientais. “Queremos ser um Município exemplar em termos de eficiência energética (a Câmara deve dar o exemplo!) e em todos os aspectos ambientais”, afirmou o candidato, José Costa.
De entre as propostas e ideias sérias para as políticas ambientais para Aveiro, de referir as seguintes:
- A promoção de uma Educação Ambiental forte, principalmente junto dos maispequenos que são mais receptivos e bons condutores da informação, tendopresentes as preocupações da água, do ar, da ria, da biodiversidade e dareciclagem. Defendendo mais informação para todos. Foram dados comoexemplos a Escola de Cacia onde se está a fazer um bom trabalho na educaçãoambiental e a C. M. da Figueira onde através da promoção das suas riquezas,como a sua gastronomia conseguem contribuir para a preservação do seu meio.
- Necessidade de ressuscitar algumas das características e tradições deAveiro, pois a Manutenção das Tradições ajuda a preservar o que temos,acrescentando que é uma forma de mais facilmente mobilizar-se as pessoas aparticipar. Sobre este tema falou-se também do sal, que em Aveiro já não éuma actividade rentável mas que pode funcionar como um museu vivosubsidiado pela Câmara, explorando-se o campo turístico.

- A Consolidação da Malha Urbana ajuda logicamente a conseguir asustentabilidade ambiental, não é racional criarem-se transportes, escolas,redes de abastecimentos ou tantas outras coisas para servir apenas algumaspessoas.- Melhorar a Eficiência Energética devia ser também uma das premissas a terem consideração, sendo o exercício público o primeiro a dar o exemplo, nosseus edifícios, na iluminação, etc.

- Aproveitamento dos Resíduos Florestais para produção de biomassa, paraalém de ser outra forma de produzir energia é um contributo para a limpezae preservação da floresta.
Movimento AdoroAveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário