quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Franscisco Gamelas, candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia da Glória, preocupado com a desertificação e a exclusão

Acção Social, Cultura e Urbanismo, são as áreas-chave do programa de acção com que Francisco Gamelas, candidato (independente) que encabeça a lista do PS à Assembleia de Freguesia da Glória (Aveiro).

O candidato apresentou, ontem à noite, a sua equipa e as linhas mestras do programa eleitoral com que vai a votos. Foi durante um encontro, no Espaço AdoroAveiro ( ao Forum), onde estiveram, também, os cabeça de lista socialistas à Câmara, José Costa, e à Assembleia Municipal, Raul Martins.

Francisco Gamelas, que prometeu um “olhar de frente/olhar diferente” para os problemas da freguesia, cujo processo de desertificação é evidente, da Ponte-Praça às Cinco-Bicas, mostrou-se particularmente preocupado com as questões sociais, da falta de apoios aos estratos mais desfavorecidos ( crianças e velhos), do isolamento, da exclusão e das desigualdades., .

“Mais igualdade com mais deveres”, na medida em que as pessoas não podem reclamar ”só direitos”, defendeu o candidato, para afirmar que não quer que as pessoas (por exemplo os desempregados, subsidiados pelo Estado e os idosos) se sintam inúteis”.

Na Cultura, Francisco Gamelas disse ter ideias -e objectivos –para recuperar tradições, recuperar o património e criar um roteiro sócio-cultural para a freguesia.

Grande preocupação do candidato é, também, a crescente degradação  urbana  e  desertificação crescente da freguesia.

“A freguesia está deserta das pontes às 5 bicas, a rua direita fechou (…) “, observou.

Na hora dos discursos, Raul Martins, candidato nº1 do PS à Assembleia Municipal teceu fartos elogios ao entusiasmo e ao dinamismo de Francisco Gamelas ( “de que já deu provas”, disse), em contraste com a apatia e a ausência  do actual presidente da Junta, eleito pela  Coligação PSD/CDS-PP,  do qual disse ser “um presidente “ausente” da freguesia”.

Raul Martins referiu-se, ainda, à controversa venda das piscinas municipais, pelo executivo de Élio Maia, como sendo um acto de empobrecimento sobretudo da freguesia da Glória”.

Por sua vez, José Costa sublinhou a disponibilidade, o dinamismo e o empenho já anteriormente demonstrado por de Francisco Gamelas, noutras funções, quando se trata de fazer alguma coisa de bom pela freguesia. E insistiu na importância das Juntas de Freguesias enquanto poder que está mais próximo das populações e consequentemente dos problemas das pessoas, lamentando mais uma vez que o actual executivo camarário não tenha tratado todas as freguesias por igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário