segunda-feira, 1 de junho de 2009

As prioridades do Parque da Sustentabilidade



http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1250143&seccao=Norte


"A maior área verde contínua da cidade, equivalente a 20 campos de futebol, será alvo de um ambicioso programa de regeneração urbana. O protocolo é assinado amanhã e o projecto executado nos próximos três anos. Aquela que já foi uma das zonas mais nobres da cidade de Aveiro vai ser alvo de um ambicioso programa de regeneração urbana baptizado de Parque da Sustentabilidade, projecto já com financiamento aprovado pelo QREN. Depois de no passado recente ter sido possível a requalificação ribeirinha e dos canais da ria, graças à primeira vaga do Programa Polis, surge agora a oportunidade de intervir em outros espaços urbanos que têm sido menos cuidados ao longo dos últimos anos. Desta vez, 20 hectares na freguesia da Glória, para apagar as marcas do tempos e criar novos equipamentos públicos. Não falta por onde dar início ao trabalho no terreno."


Serão estes os novos equipamentos públicos que Aveiro necessita? E será esta a área essencial para o financiamento da Regeneração Urbana? Não será um programa do QREN tão decisivo que devia englobar outras áreas vitais da cidade, como por exemplo a Avenida? Como elemento biofísico estruturante, a Ria não poderia ser o centro da "sustentabilidade" em Aveiro? Se o problema financeiro é tão devastador, não se deveria pensar nos programas QREN para autarquias como uma oportunidade única e essencial para promover uma política de cidade mais abrangente, mais sofisticada, mais de acordo com as necessidades da cidade e, sobretudo, mais ambiciosa?


A forma como estamos a planear e a aplicar os incentivos do QREN é fundamental para o debate da cidade que queremos. 

4 comentários:

  1. Tenho visto com preocupação o marasmo em que se encontra a minha cidade. Em tempos de crise é ainda mais importante ser criativo e, sobretudo, potenciar os recursos existentes. Tenho consciência que mesmo com parcos recursos é possível fazer muito mais.Gostava de ver outra dinâmica na cidade. Os habitantes de Aveiro merecem muito mais.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que teria sido importante ter dado outra coesão à área verde em parte integrada nessa área de intervenção e potenciar ainda mais a ligação à Ria.

    ResponderEliminar
  3. Porque é que não organizamos um debate público sobre estya questão?

    ResponderEliminar
  4. Porque é que não organizamos um debate público sobre esta questão?

    ResponderEliminar