terça-feira, 2 de junho de 2009

Habitação Jovem no Centro da Cidade


O Projecto Arremprar que vai ser implementado na Alta de Lisboa é um programa inovador no que toca à facilitação da habitação jovem: "Com este novo produto, os inquilinos fazem um contrato de arrendamento com opção de compra por um prazo de cinco anos e no qual poderão descontar até 40% do valor pago ao longo desse período em rendas." 

A problemática da habitação para jovens é um assunto de extrema importância que nunca esteve como assunto prioritário na agenda política aveirense. Mais do que nunca este assunto torna-se indispensável para reflexão e implementação autárquica dado que, em primeiro lugar, tem-se assistido ao acentuar da especulação imobiliária na cidade e a alta dos preços das casas neste território. Como consequências notamos a degradação do casario na cidade e a fuga da população mais jovem para concelhos limítrofes e para as restantes freguesias fora do perímetro urbano, que poderão a curto prazo padecer de problemas de desregulação urbanística e falta de planeamento, retirando a grande mais-valia destas freguesias que é a sua tranquilidade e potencial ambiental. 

Em segundo lugar, uma política efectiva de habitação jovem é importante dado que se pode tornar uma medida eficaz para minorar os efeitos da crise económica, que tem tocado esta franja etária da sociedade, com a perca de emprego e, em especial, a prolongada procura do primeiro emprego.

Finalmente, é essencial para trazer as pessoas para a cidade, para dar vida ao centro, para rejuvenescer a dinâmica social e cultural. 

Reflectir e implementar sobre uma efectiva política de habitação jovem em Aveiro é essencial para discutir o futuro da cidade e o papel que uma autarquia pode ter na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes.  

Sem comentários:

Enviar um comentário