terça-feira, 26 de maio de 2009

Subir a parada

Já passaram algumas semanas sobre um artigo de jornal muito bem escrito (é a minha opinião…) em que o autor alertava para o baixo nível que as candidaturas autárquicas à Câmara Municipal de Aveiro iriam ter. Na verdade, nessa altura só o candidato do partido socialista Dr. José Costa era publicamente conhecido, o que tornava o artigo prospectivo em relação aos outros candidatos. O tempo vai passando, e para fazer estas contas sobre a “qualidade” dos candidatos é necessário conhecer os ditos!

Vive-se um estado de anestesia letárgica que foi gradualmente tomando conta da cidade nestes últimos quatro anos, alimentado pela ideia opiácea de uma dívida. Se não há governação activa, porque não deixar esta coisa do candidato, para quando os prazos legais o impuserem? Já que se “geriu” a cidade com uma equipa preparada para tudo, menos para isso (que, pela sua falta de preparação, teve que fazer um enorme esforço para tapar os buracos da peneira) pode ser que tudo continue na mesma, que não se dê por nada.

Voltando às contas da qualidade das candidaturas mesmo que o Dr. José Costa valesse 20 valores (ninguém vale 20) por ausência, teríamos uma média efectivamente baixa nesta disputa autárquica. É claro que, mais dia menos dia, o valor desta média subirá, mas cada dia que passa, é um dia retirado à vida democrática e ao confronto ideológico.

O valor do Dr. José Costa não o vou discutir porque sou seu amigo e seu apoiante. O dos seus opositores potenciais e das suas ideias e políticas, só posso discutir quando elas se corporizarem, portanto resta-me falar agora do seu vazio.

Para quem pudesse ter dúvidas, o Dr. José Costa foi convidar para seu mandatário uma personalidade acima de qualquer dúvida, sobre a sua capacidade, inteligência e seriedade, o Prof. Júlio Pedrosa.

Esta escolha mostra uma vontade forte de criar uma equipa, mais do que vencedora, uma equipa reconstrutora! Lança pontes para todos, da direita à esquerda, que querem (re)colocar a Aveiro no rumo do desenvolvimento e na afirmação nacional (eu acho que há 4 anos se estava nesse caminho, mesmo que se tivesse investido, e bem, dinheiro para que isso acontecesse). Como foi capaz de tornar a Universidade num prestigiada instituição nacional e internacional, o Prof. Júlio Pedrosa será a certeza de que o Dr. José Costa terá sempre um conselheiro sábio, visionário e construtor de consensos.

Quem fez esta escolha, começa com ela, de uma forma serena, a construir um caminho alternativo, válido e vencedor.

Quanto à discussão sobre o que deve ser Aveiro nos próximos 12 anos (é este o prazo de tempo que me parece indicado para a análise) este primeiro passo eleva indiscutivelmente a qualidade.

Haja interlocutores!

Gostaria, como cidadão, que este facto constituísse um desafio para as outras candidaturas, para que a média dos candidatos não baixasse, para que de uma vez por todas, ser presidente da Câmara de Aveiro necessitasse mais do que ser boa pessoa.

Obrigado por terem “subido a parada”.

O importante não é aquilo que fazem de nós,

mas o que nós mesmos fazemos,

do que os outros fizeram de nós”

Jean Paul Sartre


Paulo Trincão

Apoiante do Movimento AdoroAveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário