sexta-feira, 19 de junho de 2009

Evocar Carlos Candal

Carlos Candal morreu esta manhã, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, após doença prolongada.

Aveiro, a Democracia, o Partido Socialista e o PS de Aveiro, em particular, estão mais pobres. Perdemos, todos, um dos melhores de nós!

Lutador incansável, militante de sempre das causas da Liberdade e da Democracia, mesmo nos tempos mais difíceis da ditadura, Carlos Natividade da Costa Candal, aveirense dos quatro costados, esteve sempre presente, com o seu modo peculiar de ser, nos momentos mais marcantes da construção e da consolidação do Regime Democrático em Portugal.

Presidente da Academia de Coimbra (1960). Promotor dos II e III Congressos de Aveiro da Oposição Democrática (1969 e 1973). Fundador do Partido Socialista (é o militante nº 18), com Mário Soares e Salgado Zenha. Carlos Candal foi sucessivamente eleito pelo Partido Socialista, depois do 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, em várias legislaturas, deputado ao Parlamento Europeu e presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, da qual era, no actual mandato, simples vogal.

Cidadão exemplar. Homem de grande dedicação à terra (Aveiro) que o viu nascer. Desportista eclético nos tempos de juventude. Advogado de créditos firmados, reconhecido e respeitado, por amigos e por adversários.

 Da longa e diversificada carreira, a todos os títulos invulgar, de Carlos Candal, releva a actividade precursora - e persistente -  que teve, ao longo dos anos, a favor da causa do povo de Timor Leste e dos direitos e liberdades de outros povos oprimidos, nas várias instituições nacionais e internacionais (Conselho Mundial para a Paz, Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, entre outras), que também integrou.

Grande-oficial da ‘Ordem da Liberdade’, detentor da Medalha de Mérito Municipal de Aveiro, Carlos Candal era, no actual mandato, vogal da Assembleia Municipal de Aveiro, tendo sido escolhido, uma vez mais, para encabeçar a lista de candidatos do Partido Socialista a este órgão autárquico nas eleições autárquicas que se avizinham.

PS Aveiro e o candidato socialista à CM de Aveiro, José Costa. 

1 comentário:

  1. Muita gente ajudou na sua qualidade de advogado. Os clientes eram amigos! Era leal e fiel, não tendo "papas na língua". Obrigada

    ResponderEliminar