quarta-feira, 24 de junho de 2009

A continuidade da aposta no automóvel em Aveiro

Ruas têm mais carros que lugares e parques estão quase vazios. (Agência Lusa: 5 de Maio de 2008)

A visão estratégica do actual executivo camarário aveirense continua a apostar no automóvel, na abertura de mais parques subterrâneos privados e na ausência de uma política de mobilidade assente no transporte colectivo e nos transportes suaves como a bicicleta.

Que política de mobilidade integrada para o Concelho de Aveiro? Os transportes colectivos rodoviários e ferroviários têm de se constituir como aposta central neste sector, bem como recolocar os modos suaves de transporte (bicicletas) como prioridade e marca da cidade.

1 comentário:

  1. Aveiro podia ser uma cidade muito agradável. Só não é porque a aposta no betão e no automóvel é quem mais ordena. Mesmo assim, só por si, é uma cidade que atrai muitos jovens.
    São precisos jardins, não apenas numa zona central, mas em vários pontos da cidade, refúgios do trabalho para arrancar as pessoas dos centros comerciais que agora assumem esse papel.
    É preciso fechar definitivamente ao transito automóvel zonas de comercio tradicional (zona histórica, Lourenço Peixinho), aumentando assim simultaneamente os clientes desse comércio e os utilizadores da bicicleta.
    É preciso acabar com a palhaçada que é a BUGA. Neste momento serve de bandeira politica e para passeios turísticos. Para o cidadão fazer a sua vida diária não têm utilidade a menos que fique com a bicicleta para si. Quando se fizer um sistema que realmente funcione em toda a cidade, então podemos-nos vangloriar.
    É preciso um policiamento activo das ruas mais movimentadas. Já que as ciclovias são caras, a solução passa pela sensibilização dos condutores. Infelizmente o nosso povo só ganha juízo quando determinada situação afecta a carteira. Assim sendo é preciso retirar a policia das rotundas, é precisa que esteja activa na estrada onde o estacionamento abusivo, velocidade e manobras perigosas passam impunes e põem em perigo eleitores que se deslocam de formas não poluentes.
    Os transportes públicos são outra vergonha completa mas acredito que com a diminuição do transito automóvel até melhore só por si.
    Isto são opiniões de quem não percebe nada de politica, apenas gosta de Aveiro.

    ResponderEliminar