terça-feira, 30 de junho de 2009

Cabeças de Lista às Juntas de nove Freguesias e Homenagem a Carlos Candal

O PS Aveiro aprovou, ontem à noite (29/06/09), em assembleia geral de militantes, os nomes dos cabeças de lista que vão concorrer a nove das 14 juntas de freguesia do concelho, nas próximas eleições autárquicas.

 

Para além das recandidaturas dos quatro presidentes de junta eleitos pelo PS no presente mandato - João Barbosa (na Vera Cruz), Romana Fragateiro (Esgueira), Manuel Vieira dos Santos (Eirol) e António Costeira (São Jacinto) - já anteriormente anunciados, o plenário de militantes (dos mais concorridos dos últimos anos) viabilizou, também, a candidatura de dois cidadãos independentes pelas listas do PS -  Francisco Gamelas (na Glória) e José Moreira ( em Eixo).

 

O plenário, que debateu, também, a actual situação política e social no concelho, aprovou, ainda, as candidaturas de Isabel Parente na freguesia de Nariz, Álvaro do Bem em Aradas e Joaquim Freitas em Santa Joana.

 

Os candidatos às juntas de freguesia de Oliveirinha, S. Bernardo, Requeixo, Cacia e Nossa Senhora de Fátima, deverão ser escolhidos e anunciados, em breve, pela comissão política concelhia, que os militantes mandataram para o efeito.

 

O plenário delegou, também, as necessárias competências na comissão política concelhia, liderada por Raul Martins, para a elaboração das listas de candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal.

Ciclo de Conferências "Pensar o Futuro", Sexta-Feira, dia 3 de Julho na ACA


O ciclo de conferências Pensar o Futuro vai ter, desta vez, como orador convidado António José Seguro. A conferência realizar-se-à no dia 3 de Julho, às 19 horas,  no Salão Nobre da Associação Comercial de Aveiro. Este ciclo de conferências enquadra-se nas comemorações dos 150 anos da Associação Comercial de Aveiro.

De notar que esta conferência tinha sido adiada devido ao luto municipal pelo falecimento de Carlos Candal.



segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inauguração do Espaço AdoroAveiro, 4 de Julho

Porque todos adoramos Aveiro, agendámos para si uma tarde especial, no dia 4 de Julho das 15h às 19h:

 15 horas “E tu como o farias? Conversas sobre cultura” com Paulo Trincão

16 horas “Momento de Magia” com Filipe Monteiro

17 horas “Um toque clássico” com Luis Toscano e Tiago Matias

18 horas “A hora da palavra” por um “poeta” no meio de nós

Exposição colectiva de pintura: Jeremias Bandarra, Jaime Borges, Carlos Souto, Hélder Tércio, Artur Fino, José Bello e Patrão Lopes.

Outros momentos surpresa.

Seja bem vindo! Traga um amigo também porque todos adoramos Aveiro!

Rua Batalhão Caçadores Dez, nº 52, Aveiro (ao lado do Fórum Aveiro)

Homenagem a Carlos Candal, segunda-feira, 29/06/2009 21h Espaço AdoroAveiro

O Partido Socialista de Aveiro e a candidatura de José Costa à Câmara Municipal de Aveiro, vão homenagear, na próxima segunda-feira (29/06/09), o camarada Carlos Candal, fundador do partido e um dos militantes mais ilustres e combativos de Aveiro, recentemente falecido. A homenagem está marcada para as 21 horas, na sede do movimento AdoroAveiro (à Rua Batalhão Caçadores Dez, nº 52), estando incluída na ordem de trabalhos (é o ponto nº 1) de uma Assembleia Geral de militantes, onde também será feita a análise da actual situação política e da preparação das próximas eleições autárquicas.

A evocação da figura e do percurso de vida de Carlos Candal, dentro e fora da política, será feita por outro socialista aveirense de todos conhecido, o advogado António Rocha Andrade, companheiro de muitas lutas e amigo de longa data do homenageado.

Aveiro "perde" Lidl para Águeda

Um novo espaço logístico

Aveiro perdeu um investimento de 25 milhões de Euros destinados a um entreposto comercial e a criação de 140 novos empregos. O Lidl preferiu investir no concelho de Águeda, tendo Aveiro sido preterida por ter dado piores condições de instalação a este entreposto comercial.

Mais uma vez se demonstra a inoperância do executivo municipal de Aveiro em realmente inverter a tendência de desinvestimento no Concelho, bem como fica mais uma vez patente a falta de liderança do executivo na tomada de decisões importantes e que realmente são relevantes para os aveirenses.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A continuidade da aposta no automóvel em Aveiro

Ruas têm mais carros que lugares e parques estão quase vazios. (Agência Lusa: 5 de Maio de 2008)

A visão estratégica do actual executivo camarário aveirense continua a apostar no automóvel, na abertura de mais parques subterrâneos privados e na ausência de uma política de mobilidade assente no transporte colectivo e nos transportes suaves como a bicicleta.

Que política de mobilidade integrada para o Concelho de Aveiro? Os transportes colectivos rodoviários e ferroviários têm de se constituir como aposta central neste sector, bem como recolocar os modos suaves de transporte (bicicletas) como prioridade e marca da cidade.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Petição em defesa dos interesses dos Aveirenses - Contra a criação da empresa intermunicipal de gestão das Águas e Saneamento de Aveiro

Está em curso um processo de alienação da gestão da água de consumo público nos Municípios da Região de Aveiro, o qual, a concretizar-se, retirará o controlo dessa gestão aos órgãos municipais, para o entregar a uma entidade de direito privado em que os interesses municipais são minoritários e muito diluídos, processo está a ser desenvolvido a uma velocidade inaceitável, injustificada e atentatória dos princípios da transparência e da participação dos cidadãos nos processos de decisão que lhe dizem respeito.

Está agendada para a PRÓXIMA SEXTA FEIRA, dia 26 de Junho, uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Aveiro, para discutir e deliberar sobre esta matéria. A petição de que lhe damos nota visa demonstrar que há muitos cidadãos que não estão adormecidos nem desatentos e que exigem que se respeite o seu direito ao esclarecimento e à participação. A petição pode ser subscrita em:
Mas tanto ou mais importante que a subscrição é a sua divulgação. Por isso mesmo reencaminhe esta mensagem para a sua rede de contactos (utilizando como é desejável o campo BCC) e solicite a cada um deles que proceda do mesmo modo. Com a máxima urgência... dia 26 está já aí.
Achamos que todos os esforços não serão de mais para impedir que se cometa este crime de lesa-Aveiro.
Por isso subscreva a petição e não se esqueça de comparecer na Assembleia Municipal para manifestar a sua opinião.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Evocar Carlos Candal

Carlos Candal morreu esta manhã, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, após doença prolongada.

Aveiro, a Democracia, o Partido Socialista e o PS de Aveiro, em particular, estão mais pobres. Perdemos, todos, um dos melhores de nós!

Lutador incansável, militante de sempre das causas da Liberdade e da Democracia, mesmo nos tempos mais difíceis da ditadura, Carlos Natividade da Costa Candal, aveirense dos quatro costados, esteve sempre presente, com o seu modo peculiar de ser, nos momentos mais marcantes da construção e da consolidação do Regime Democrático em Portugal.

Presidente da Academia de Coimbra (1960). Promotor dos II e III Congressos de Aveiro da Oposição Democrática (1969 e 1973). Fundador do Partido Socialista (é o militante nº 18), com Mário Soares e Salgado Zenha. Carlos Candal foi sucessivamente eleito pelo Partido Socialista, depois do 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, em várias legislaturas, deputado ao Parlamento Europeu e presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, da qual era, no actual mandato, simples vogal.

Cidadão exemplar. Homem de grande dedicação à terra (Aveiro) que o viu nascer. Desportista eclético nos tempos de juventude. Advogado de créditos firmados, reconhecido e respeitado, por amigos e por adversários.

 Da longa e diversificada carreira, a todos os títulos invulgar, de Carlos Candal, releva a actividade precursora - e persistente -  que teve, ao longo dos anos, a favor da causa do povo de Timor Leste e dos direitos e liberdades de outros povos oprimidos, nas várias instituições nacionais e internacionais (Conselho Mundial para a Paz, Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, entre outras), que também integrou.

Grande-oficial da ‘Ordem da Liberdade’, detentor da Medalha de Mérito Municipal de Aveiro, Carlos Candal era, no actual mandato, vogal da Assembleia Municipal de Aveiro, tendo sido escolhido, uma vez mais, para encabeçar a lista de candidatos do Partido Socialista a este órgão autárquico nas eleições autárquicas que se avizinham.

PS Aveiro e o candidato socialista à CM de Aveiro, José Costa. 

Cancelamento de todas as actividades de pré-campanha

O PS Aveiro e a candidatura de José Costa (PS) à Câmara Municipal de Aveiro decidiram cancelar todas as actividades de pré-campanha eleitoral, por tempo indeterminado, incluindo a inauguração da sede da campanha, que estava prevista para o próximo sábado.

 

Recorda-se que Carlos Candal, que morreu na manhã de ontem nos Hospitais da Universidade de Coimbra, tinha sido escolhido, mais uma vez, para encabeçar a lista de candidatos do PS à Assembleia Municipal de Aveiro, nas eleições autárquicas de Outubro.

 

 


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Águas da Região de Aveiro: PS/Aveiro pede esclarecimentos à administração dos Serviços Municipalizados de Aveiro

O PS/Aveiro vai receber esta quinta-feira (18/06), na sua sede, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a pedido desta estrutura representativa de trabalhadores.A reunião de trabalho servirá para troca de informações e esclarecimentos mútuos.

Os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Aveiro estão preocupados, muito legitimamente, com o seu futuro, no quadro da criação da empresa Águas da Região de Aveiro.

Por sua vez, o PS/Aveiro – e o candidato socialista, José Costa, à Câmara Municipal – já tornaram pública a sua oposição (ver em http://www.adoroaveiro.com/download/ci_15062009.pdf) a todo este processo desencadeado, intempestivamente e sem qualquer discussão, pela maioria PSD/CDS-PP que dirige a Câmara de Aveiro.

Com idêntico objectivo – recolher esclarecimentos e toda a informação susceptível de fundamentar a decisão da maioria PSD/CDS-PP de aderir àquele projecto inter-municipal - o PS/Aveiro pediu já, formalmente, uma audiência à administração dos Serviços Municipalizados de Aveiro, com carácter de urgência, encontrando-se a aguardar o seu agendamento.

ADOROAVEIRO: o teu espaço na cidade

Começou por ser um sentimento, que invadia em silêncio cada um de nós. Aos poucos, de uma forma crescente ia unindo muitos dos que queriam uma cidade melhor, onde desse gosto viver.
Do fundo do peito, alguém gritou: adoro Aveiro!
Estava encontrado o nome da grande plataforma que vai permitir construir uma cidade nova, onde todos terão um lugar activo e criativo.

É chegada a altura de abrir um espaço público onde todos possam apresentar as suas ideias, as suas dúvidas, os seus anseios. Estaremos lá para ouvir todos os que quiserem falar connosco. Por este lugar vai estar sempre presente o diálogo, o debate, as diversas formas de arte, e a surpresa…

Adoroaveiro vai desde de já mostrar e criar muitos exemplos de como se pode governar uma cidade com as pessoas, com os fundos que existem, e sobretudo sem desculpas que mascarem as incapacidades.

Vão existir múltiplas razões para valer a pena visitar e ficar um pouco de tempo no espaço Adoroaveiro. Esteja atento!

O programa de inauguração do espaço Adoroaveiro vai dar o mote… mas como festa é surpresa, entre as 15h e as 19h do próximo sábado vai ser necessário lá ir para ver e poder participar neste dia feliz.

Levantando uma pontinha do véu, a pintura, a música, a poesia e uma boa conversa não faltaram certamente! Mas haverá mais!

O espaço Adoroaveiro será um grande ensaio de uma nova maneira de desde já mostrar como se pode e deve governar a cidade com os cidadãos.

Diz-nos: “tu como farias para transformar Aveiro numa cidade melhor”. Aguardamos as opiniões de todos.

Sabemos que o tempo está maduro e "nada neste mundo é tão poderoso como uma ideia cuja oportunidade chegou."

Porque todos adoramos Aveiro, não vamos deixar perder esta oportunidade!

Bem vindos!
Morada: Rua Batalhão Caçadores Dez, nº 52, 3800 Aveiro

terça-feira, 16 de junho de 2009

Protesto dos Trabalhadores dos SMA




Comunicado do Partido Socialista sobre "Águas de Aveiro"

Na sequência da reunião ordinária da Câmara Municipal de Aveiro realizada hoje, 15 de Junho de 2009, na qual estava agendado o ponto 1 da Ordem de trabalhos relativo à Criação da Empresa Intermunicipal Águas da Região de Aveiro, o Partido Socialista de Aveiro vem por este meio tornar pública a seguinte posição:

 

1.     O Concelho de Aveiro é o mais populoso da Comunidade Intermunicipal de Aveiro (CIRA) e tem uma taxa de cobertura de saneamento na ordem dos 97% e uma taxa de cobertura de distribuição de água de 100% (incluir aqui a fonte de onde foram retirados os dados);

2.     Ao longo dos últimos 20 anos a Câmara de Aveiro investiu dezenas de milhões de euros nas redes de abastecimento de águas e saneamento, o que exigiu e exige um esforço financeiro assinalável dos Aveirenses; 

3.     Os Serviços Municipalizados de Aveiro (SMA) estão bem organizados, sendo de esperar que mantenham resultados líquidos positivos e detêm activos cujo valor é substancialmente superior ao que tem vindo a ser divulgado como base de negociação;

4.     O Concelho de Aveiro é quase auto-suficiente em termos de captação de água, embora não utilize actualmente essa capacidade em virtude dos compromissos de consumo mínimo assumidos no âmbito da Associação de Municípios do Carvoeiro;

5.     Dada a enorme importância estratégica que este assunto tem para o futuro de Aveiro e dos Aveirenses, o PS lamenta profundamente que este executivo da Câmara Municipal de Aveiro não tenha precedido esta decisão de um debate transparente, envolvendo toda a sociedade civil, sem esquecer os trabalhadores dos Serviços Municipalizados;

6.     Repudiamos de forma veemente a forma leviana como este ponto foi agendado para votação, nomeadamente sem fornecer aos Vereadores do PS a documentação que suporta a proposta. Este comportamento é de extrema gravidade quando se trata de um assunto que condicionará a vida dos Aveirenses nos próximos 50 anos;

7.     Tendo em conta a actual estabilidade de preços praticados pelos SMA’s, cujos eventuais aumentos estão basicamente dependentes das taxas de inflação, a criação desta empresa, vai fazer aumentar os preços a pagar pelos Aveirenses em valores muito significativos;

8.     O PS está particularmente preocupado com o que vai acontecer aos trabalhadores dos SMA, que aliás, não foram ouvidos neste processo, e cujo destino se desconhece;

9.     Tendo em conta a situação financeira dos Serviços Municipalizados e o interesse dos aveirenses, que importa salvaguardar, o PS considera no mínimo estranha a forma apressada e secreta como esta Câmara pretendeu tomar esta decisão;    

10.  O PS de Aveiro defende a colaboração inter-municipal em todos os projectos que tenham reconhecidas vantagens para os vários Concelhos envolvidos mas não compactuará com soluções que não garantam uma distribuição custo/beneficio que seja justa e equitativa;

11.  O PS de Aveiro reafirma a sua defesa da descentralização de competências, nomeadamente do Estado Central para as Regiões e para as Autarquias, e portanto não entende que não se equacione, sequer, a hipótese de uma participação maioritária dos municípios;

12.  O PS de Aveiro regista mais uma vez, que este executivo da Câmara Municipal de Aveiro prescindiu de liderar mais um dossier estruturante para o futuro dos Aveirenses, sendo manifesta a sua incapacidade para defender o seu interesse colectivo.   

 

Os Aveirenses e os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Aveiro podem continuar a contar com o Partido Socialista para a defesa intransigente dos seus legítimos direitos e interesses.

O Partido Socialista de Aveiro utilizará todos os mecanismos que estiverem ao seu alcance para impedir a efectivação de um erro que hipotecará a gestão da Água como recurso estratégico. 

Visita à Siroco e Kerion









José Costa, o candidato socialista à Câmara de Aveiro prossegue os contactos com as forças-vivas do Concelho. Estas acções têm como objectivo fazer o levantamento das necessidades dos diversos agentes sociais, recolhendo sugestões, preocupações e discutindo soluções para os seus problemas, numa perspectiva de estreitamento da colaboração entre a Câmara e os cidadãos.

No dia 15 de Junho, José Costa visitou duas empresas e manteve reuniões de trabalho com os responsáveis da Siroco, sediada na Zona Industrial de Taboeira (Esgueira), e da Kerion, uma nova cerâmica que acaba de se instalar na Póvoa do Valado (Oliveirinha):

Siroco - Sociedade. Industrial de Robótica e Controlo, SA

Localização: Estrada de Taboeira - Esgueira

Actividade: Construção de equipamentos industriais (mecânicos e electrónicos) à medida.

Fundação: 1988

Nº trabalhadores: 37 (25% com formação de nível superior)

Principais problemas/preocupações: falta de toponímia e de sinalética, poluição aérea (poeiras), ausência de sistemas de tratamento de águas residuais e de recolha de resíduos indústrias. Rede eléctrica insuficiente, ordenamento caótico, falta de manutenção dos espaços públicos e a total ausência de infra-estruturas de apoio social, entre outros.


Kerion – Indústria de Cerâmica Técnica, Lda

Localização: Rua do Chão da Vinha –Póvoa do Valado

Actividade: Produção e comercialização de pavimentos e revestimentos cerâmicos

Fundação: 2009

Nº trabalhadores: cerca de 50

Principais problemas/preocupações: acessos deficientes e em mau estado. 

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Águas de Aveiro: trabalhadores e liderança.

Parceria Pública vai gerir água e saneamento em Aveiro

1. Como irão ser protegidos os direitos dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados?

2. A liderança da parceria pública para as "Águas de Aveiro" não deveria estar do lado de Aveiro, ou seja, da grande fatia dos contribuintes líquidos?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Apresentação dos candidatos do PS às juntas de freguesia de Esgueira, Eirol, S. Jacinto e Vera Cruz – Aveiro


O Partido Socialista (PS) procede esta segunda-feira (08/06), pelas 17 horas, na Pastelaria Latina, em Aveiro (junto ao edifício da Segurança Social), à apresentação pública dos candidatos socialistas às juntas de freguesia de Esgueira, Eirol, São Jacinto e Vera Cruz.

Estarão presentes, nesta conferência de imprensa, para além dos quatro candidatos, o cabeça de lista da candidatura do PS à Câmara de Aveiro, José Costa, e o presidente da Comissão Política Concelhia de Aveiro do PS, Raul Martins.

Seminário "Cidade Justa" na UA


Com o mote «Cidade Justa», a Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da UA organiza, no dia 8 de Junho, a partir das 15h00, na Sala 12.3.12 desta Secção Autónoma, um seminário para discutir o trabalho desenvolvido por quatro doutorandos de Berkeley na área da reinterpretação da noção de justiça social nas cidades contemporâneas.
O debate em torno do conceito de justiça social e da sua relação com a cidade e com as práticas instaladas nas estruturas de ordenamento do território tem florescido numa corrente teórica no seio do Planeamento Regional e Urbano crescentemente contaminada por conceitos e autores oriundos dos domínios das ciências sociais, políticas e humanas e da teoria crítica.

É importante encontrar novas formas de pensar o futuro da Cidade sobre a Justiça Social. Será Aveiro uma cidade justa? 

terça-feira, 2 de junho de 2009

Habitação Jovem no Centro da Cidade


O Projecto Arremprar que vai ser implementado na Alta de Lisboa é um programa inovador no que toca à facilitação da habitação jovem: "Com este novo produto, os inquilinos fazem um contrato de arrendamento com opção de compra por um prazo de cinco anos e no qual poderão descontar até 40% do valor pago ao longo desse período em rendas." 

A problemática da habitação para jovens é um assunto de extrema importância que nunca esteve como assunto prioritário na agenda política aveirense. Mais do que nunca este assunto torna-se indispensável para reflexão e implementação autárquica dado que, em primeiro lugar, tem-se assistido ao acentuar da especulação imobiliária na cidade e a alta dos preços das casas neste território. Como consequências notamos a degradação do casario na cidade e a fuga da população mais jovem para concelhos limítrofes e para as restantes freguesias fora do perímetro urbano, que poderão a curto prazo padecer de problemas de desregulação urbanística e falta de planeamento, retirando a grande mais-valia destas freguesias que é a sua tranquilidade e potencial ambiental. 

Em segundo lugar, uma política efectiva de habitação jovem é importante dado que se pode tornar uma medida eficaz para minorar os efeitos da crise económica, que tem tocado esta franja etária da sociedade, com a perca de emprego e, em especial, a prolongada procura do primeiro emprego.

Finalmente, é essencial para trazer as pessoas para a cidade, para dar vida ao centro, para rejuvenescer a dinâmica social e cultural. 

Reflectir e implementar sobre uma efectiva política de habitação jovem em Aveiro é essencial para discutir o futuro da cidade e o papel que uma autarquia pode ter na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes.  

segunda-feira, 1 de junho de 2009

As prioridades do Parque da Sustentabilidade



http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1250143&seccao=Norte


"A maior área verde contínua da cidade, equivalente a 20 campos de futebol, será alvo de um ambicioso programa de regeneração urbana. O protocolo é assinado amanhã e o projecto executado nos próximos três anos. Aquela que já foi uma das zonas mais nobres da cidade de Aveiro vai ser alvo de um ambicioso programa de regeneração urbana baptizado de Parque da Sustentabilidade, projecto já com financiamento aprovado pelo QREN. Depois de no passado recente ter sido possível a requalificação ribeirinha e dos canais da ria, graças à primeira vaga do Programa Polis, surge agora a oportunidade de intervir em outros espaços urbanos que têm sido menos cuidados ao longo dos últimos anos. Desta vez, 20 hectares na freguesia da Glória, para apagar as marcas do tempos e criar novos equipamentos públicos. Não falta por onde dar início ao trabalho no terreno."


Serão estes os novos equipamentos públicos que Aveiro necessita? E será esta a área essencial para o financiamento da Regeneração Urbana? Não será um programa do QREN tão decisivo que devia englobar outras áreas vitais da cidade, como por exemplo a Avenida? Como elemento biofísico estruturante, a Ria não poderia ser o centro da "sustentabilidade" em Aveiro? Se o problema financeiro é tão devastador, não se deveria pensar nos programas QREN para autarquias como uma oportunidade única e essencial para promover uma política de cidade mais abrangente, mais sofisticada, mais de acordo com as necessidades da cidade e, sobretudo, mais ambiciosa?


A forma como estamos a planear e a aplicar os incentivos do QREN é fundamental para o debate da cidade que queremos.