quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Partido Socialista tem indicadores que apontam para a vitória no Domingo


“O PS tem, hoje, indicadores muito positivos que nos colocam como vencedores das próximas eleições autárquicas em Aveiro”, afirmou, esta terça-feira, o candidato do PS à Câmara de Aveiro.
José Costa falava numa conferência de imprensa, no Espaço AdoroAveiro, sede das candidaturas socialistas aos órgãos autárquicos do Município de Aveiro, destinada a fazer um primeiro balanço da campanha eleitoral e a análise da situação política local.
O candidato socialista explicou aos jornalistas que os indicadores positivos que referiu resultam de pesquisas qualitativas de opinião efectuadas por uma entidade externa e adiantou que tais estudos confirmam tanto o que os candidatos do PS têm ouvido na rua como o apoio que têm sentido ao projecto socialista e às pessoas que o corporizam.

Sintonizados com os aveirenses


“Nos últimos meses visitámos dezenas de instituições de todas as freguesias, tivemos oportunidade de falar com milhares de aveirenses e recebemos cerca de 1000 postais (ao abrigo da iniciativa “Uma ideia para a minha freguesia”, lançada pelo Movimento AdoroAveiro), com propostas que traduzem a existência de múltiplos problemas por resolver e atestam a inoperância da Câmara”.
“Percebemos, também, que existe muita sintonia entre as nossas propostas e as preocupações dos aveirenses”, disse José Costa, ladeado por parte dos elementos da lista que o acompanham na candidatura à Câmara, para apontar como exemplos, o desleixo com os espaços públicos, o estado de degradação das escolas, as dificuldades do movimento associativo para honrar os seus compromissos e obrigações...

O PS é a alternativa


“O PS é o único projecto alternativo de governação da Câmara”, afirmou José Costa, noutro momento do encontro com os jornalistas, defendendo que, neste quadro, “só a concentração de votos no PS permitirá encerrar este ciclo (quatro anos de gestão PSD/CDS-PP) de má memória para Aveiro.”
“O Partido Socialista tem programa para um horizonte de 12 anos e tem um plano de acções concretas para atacar os problemas. O PS tem uma equipa altamente competente e experimentada. E tem, ainda, um conjunto de cabeças de lista às Juntas de Freguesia profundamente conhecedores da sua terra e altamente empenhados em dedicar-se ao serviço público”, argumentou.
No período de perguntas e respostas, o candidato socialista à Câmara de Aveiro explicou que os estudos quantitativos que apontam para uma vitória do PS nas eleições autárquicas de domingo, não se pode dizer que são sondagens, tal como definidas do ponto de vista técnico, porque estas têm de obedecer a determinadas regras e características técnicas que as distinguem de outros estudos de comportamento. “Por isso, falamos de estudo qualitativos, elaborados por uma entidade externa, e não de sondagens”, ressalvou.

Élio Maia refém dos partidos


“A equipa (que acompanha o candidato socialista na candidatura à Câmara) não foi constituída ao acaso, por pressões deste ou daquele ou por influência de A ou B”, disse José Costa, em resposta a outra pergunta, aproveitando para sublinhar que, pelo contrário, o seu mais directo opositor na corrida à Câmara, Élio Maia, até enquanto presidente da Câmara, ficou, muitas vezes, manietado pela influência partidária, numa referência a algumas medidas de gestão do executivo municipal que foram anunciadas, não pela Câmara mas pelas “concelhias” dos partidos da coligação.
“Dá a entender isso mesmo quando me responsabiliza por ter sido presidente da concelhia do meu partido. Mas, que eu saiba, as concelhias não fazem parte da orgânica da Câmara. Pelo menos no PS não fazem!”, disse.

Candidaturas sem ideias


Sobre a campanha eleitoral, José Costa ajuizou que tem corrido bem, sublinhando que o aspecto menos bom prende-se com a falta de ideias, revelada pelas candidaturas adversárias, para resolver os problemas do Município.
“Por isso, afirmamos que o PS é a única alternativa à actual gestão PSD/CDS-PP, a única candidatura que tem um projecto consistente e que diz como é que quer ver Aveiro no futuro”, insistiu.
“O programa da Coligação Juntos por Aveiro tem coisas que tornam o sorriso inevitável. Por exemplo, quando nomeiam como prioridade a Educação e todos nos lembramos do caminho tortuoso que a Câmara decidiu trilhar no que se refere às escolas e até às actividades de enriquecimento curricular, onde houve uma manifesta demissão de acção durante estes quatro anos”.

Seriedade, rigor e transparência


Na resposta a outra pergunta José Costa chamou a atenção para o facto de que “nunca vimos este executivo (de Élio Maia) estabelecer prioridades”. O que é imperioso, quando há escassez de recursos, acrescentou.
Portanto, “os munícipes têm o direito de saber por que é que se põe alcatrão numa estrada em S. Bernardo e não se alcatroa outra rua em Oliveirinha. Isto tem de ser claro! As pessoas têm de conhecer os critérios”, argumentou, repetindo a necessidade de introduzir critérios de seriedade, rigor e transparência na gestão dos meios e dos recursos públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário