terça-feira, 12 de maio de 2009

Dia da cidade: popularizar a cultura, viver o espaço público.

Os dias das cidades são dias frutuosos para reflectir sobre como promover a identidade de uma localidade.
O dia da cidade de Aveiro é uma festa com uma marca religiosa muito forte. Sendo forte, não quer dizer que apenas eventos de carácter oficial ou religioso devam ser levados a cabo. O dia da cidade pode ser o núcleo temporal primordial para se festejar Aveiro, criando sinergias culturais que promovam a identidade da cidade, através de um apelo à criatividade, como o dia-montra de todas as actividades culturais produzidas no município.
A vocação religiosa do dia pode ser extravasada com iniciativas culturais espalhadas pela cidade. Uma cultura com eventos mais próximos das pessoas, um verdadeiro apelo à vivência de cidade, onde os agentes criativos possam expor o seu trabalho e através de projecto comum possam criar nós de parceria e motivar uma festa da cidade plena. A promoção cultural é, possivelmente, das formas mais eficazes de fomentar o sentido de pertença entre cidadãos, e ao mesmo tempo, torna-se uma oportunidade excepcional para todas as associações e agentes culturais de Aveiro mostrarem o seu trabalho de uma forma mais próxima e imediata.
O dia da cidade pode ser melhor vivido, com mais cultura na rua, mais aveirenses na rua, com mais vivência de espaço público.
João Condinho Vargas
Apoiante do Movimento AdoroAveiro

2 comentários:

  1. Vamos viver Aveiro
    esta cidade encantadora
    recheada de cultura e tradição.
    Vamos fazer a sua promoção,
    Vamos divulgar a sua paixão.

    AdoroAveiro

    ResponderEliminar
  2. Uma pergunta interessante que surgiu na apresentação da Candidatura do Dr. José Costa: NO ENQUADRAMENTO ACTUAL, SE A CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO DEIXASSE DE EXISTIR QUE DIFERENÇA FARIA NAS NOSSAS VIDAS?

    Dos discursos das festas da cidade percebe-se que, apesar da ausência da Autarquia, Aveiro – as suas pessoas, as suas instituições, as suas empresas, a sua história, o seu encanto – tem a virtude de continuar a justificar a atenção de entidades nacionais e internacionais.

    Cada vez mais acredito que um Governo Local com visão estratégica, competente e mobilizador pode influenciar significativamente e de forma positiva as nossas vidas.

    Adoro Aveiro, por isso preocupo-me, por isso participo.

    ResponderEliminar