sábado, 23 de maio de 2009

Sistema de transportes em Aveiro



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Os transportes públicos são uma das maiores necessidades dos munícipes de Aveiro, sendo mesmo considerado pela opinião pública como uma das grandes lacunas da cidade e das freguesias que a envolvem. O repensar dos transportes não deveria estar numa das prioridades da administração aveirense? 


A inviabilização do metro de superfície em substituição da Linha do Vouga retira a hipótese de ser viável para outros locais do município e, também, para a ligação a outros concelhos circundantes como Ílhavo ou Estarreja?


A discussão em torno do sistema de transportes em Aveiro é um assunto essencial para o desenvolvimento do Concelho, para a sua coesão social e para implementação de maiores sinergias entre os Concelhos circundantes. 




2 comentários:

  1. Penso que poderão estar a ser dados passos importantes para que a linha do vouga não 'morra', nem com ela a ideia de um metro de superfície para a 'região' de Aveiro. A disponibilidade manifestada em conjunto pela REFER e pela CP para um estudo no sentido da sua transformação num 'combóio frequente', à imagem do que foi feito em S. João da Madeira, é, para mim, a melhor das notícias. No encontro sobre o centenário do vouguinha, na semana passada, ficou claro que a viabilidade do metro é, a curto e médio prazo, muito pouca. Contudo a manutenção da linha e a possível melhoria do serviço são, para mim, a melhor maneira de passar de uma ideia que se dizia estratégica (e que começava a ganhar contornos de 'ideia de estimação' para usar quando não se sabe o que fazer na agenda política) para algo que pode ser, realmente, o início da mudança. voltarei ao assunto se se proporcionar...

    Fernando Nogueira

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  2. Em meu entender é necessário repensarmos estratégias quando ficou claro que a alteração de modelos de gestão da empresa de transportes de Aveiro, conduziu a uma degradação do serviço. A intermunicipalidade com ou sem a parceria dos privados seria, em meu entender, uma boa solução. "Agarrar" uma área tradicionalmente deficitária em receitas, com uma "área de negócios" sustentável e excedentária em receitas, seria outra via, já adoptada no passado.

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